A África reporta cerca de 49 mil casos confirmados de Mpox
Em decorrência do surto em pelo menos 28 países, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, relata que o número de óbitos relacionados à doença…
Após um ano da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional devido a um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o número de mortes associadas à doença e as taxas de mortalidade provocadas pelo vírus são baixas. “No entanto, para pacientes imunocomprometidos, principalmente aqueles com HIV não controlado, o risco permanece alto.”
Observamos uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox, escreveu Tedros em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
O diretor-geral alertou, entretanto, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.
O diretor-geral da OMS, Tedros, solicitou que todos os países permaneçam atentos e deem prioridade ao controle de surtos, e pediu aos países doadores que mostrem solidariedade e apoio para o encerramento da emergência global.
A doença
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
As lesões podem ser planas ou ligeiramente elevadas, preenchidas com líquido transparente ou amarelado, podendo formar crostas que secam e se desprendem. O número de lesões pode variar de poucos casos a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a boca, os olhos, os órgãos genitais e o ânus.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)