A África reporta cerca de 49 mil casos confirmados de Mpox
Em decorrência do surto em pelo menos 28 países, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, relata que o número de óbitos relacionados à doença…

Após um ano da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional devido a um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que o número de mortes associadas à doença e as taxas de mortalidade provocadas pelo vírus são baixas. “No entanto, para pacientes imunocomprometidos, principalmente aqueles com HIV não controlado, o risco permanece alto.”
Observamos uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox, escreveu Tedros em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.
Leia também:

Trump autoriza envio de tropas para Chicago após disputa judicial

Protestos em massa na Europa pedem fim à guerra em Gaza e flutuantes

Luizianne Lins se recusa a acordo de Israel após interceptação de flotilha
O diretor-geral alertou, entretanto, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.
O diretor-geral da OMS, Tedros, solicitou que todos os países permaneçam atentos e deem prioridade ao controle de surtos, e pediu aos países doadores que mostrem solidariedade e apoio para o encerramento da emergência global.
A doença
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
As lesões podem ser planas ou ligeiramente elevadas, preenchidas com líquido transparente ou amarelado, podendo formar crostas que secam e se desprendem. O número de lesões pode variar de poucos casos a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a boca, os olhos, os órgãos genitais e o ânus.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)