A Agência Nacional de Saúde Suplementar estabeleceu que os planos de saúde devem agilizar o atendimento aos usuários
A nova resolução determina que as operadoras cumpram prazos, justifiquem negativas e ofereçam canais de atendimento mais transparentes.
Novas regras da ANS entram em vigor
Nesta terça-feira (1º de julho de 2025) entram em vigor as novas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que exigem agilidade e transparência nos planos de saúde no atendimento aos beneficiários. As mudanças estão previstas na Resolução Normativa nº 623/2024.
A regulamentação estabelece que as operadoras devem:
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A resposta sobre a autorização de procedimentos deve respeitar os seguintes prazos:
A resolução também proíbe respostas genéricas, como “em análise” ou “em processamento”, e exige informações claras, completas e em linguagem acessível.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começará a avaliar o desempenho das operadoras com base no Índice Geral de Reclamações (IGR), divulgado a cada trimestre. Empresas com bom desempenho poderão obter até 80% de desconto em multas administrativas. As operadoras que não atingirem as metas terão as penalidades aumentadas em 10%.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)