Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concede 24 horas para as redes sociais removerem notícias falsas sobre a primeira-dama, Janja

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concede 24 horas para as redes sociais removerem notícias falsas sobre a primeira-dama, Janja

Segundo a CNN, nos últimos dias, surgiram publicações indicando que a primeira-dama viajou à Rússia com malas contendo grande quantidade de dinheiro.

Por: Redação ZéNewsAi

14/05/2025 22:57

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou as empresas Meta (Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp) e TikTok, exigindo a remoção, em até 24 horas, de publicações com informações falsas sobre a viagem da comitiva do governo brasileiro à Rússia.

De acordo com o divulgado pela CNN na terça-feira (15), as notificações extrajudiciais respondem a um pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

Nos últimos dias, circulou, principalmente em plataformas, uma mensagem que mostra a primeira-dama Janja da Silva ao lado de uma pilha de malas, que, segundo a publicação, continham dinheiro desviado da fraude do INSS.

Leia também:

Ibaneis Rocha Declara “Totalmente Limpo” em Caso BRB e Master: Crise e Impeachment no DF!

Ibaneis Rocha Declara “Totalmente Limpo” em Caso BRB e Master: Crise e Impeachment no DF!

Caso Master: Revelações chocantes sobre o Banco Master e investigação de Lula!

Caso Master: Revelações chocantes sobre o Banco Master e investigação de Lula!

Alckmin Apela para Otimismo em Encontro Lula-Trump e Redução de Tarifas!

Alckmin Apela para Otimismo em Encontro Lula-Trump e Redução de Tarifas!

Segundo a publicação, a fotografia foi tirada na chegada da Primeira-Dama da Rússia, onde ela teria sido impedida após um agente ter aberto uma das malas mencionadas na notícia falsa.

A divulgação de informações falsas, sustenta a AGU, visa atingir a legitimidade da própria missão diplomática do Estado brasileiro. Trata-se, segundo as notificações, de “conteúdo desinformativo com potencial de vulnerar a estabilidade institucional e de comprometer a integridade das políticas públicas tuteladas pela União”, em especial a de relações exteriores do Brasil com outras nações, de competência desse ente federativo, tal como previsto na Constituição Federal.

Caso não retirem os conteúdos desinformativos listados nas notificações extrajudiciais, as plataformas podem incorrer em omissão culposa, ensejando sua responsabilização, adiantou a AGU, pois “as mensagens têm o condão de confundir o público interno sobre tema relevante (relações diplomáticas) e sensível (missão oficial do Estado brasileiro)”.

Jair Bolsonaro (PL) publicou em sua conta na rede X (antigo Twitter) uma captura de tela de uma reportagem da Revista Brasil, alegando que Janja embarcou para a Rússia com 200 malas para acompanhar a visita de Estado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) àquele país, sob o governo de Vladimir Putin.

A publicação, ao contrário de outras notícias falsas sobre o mesmo assunto, não menciona dinheiro diretamente, mas insinua ostentação, uso indevido de recursos públicos e lança suspeitas sobre o conteúdo da bagagem.

Viagem

A primeira-dama viajou à Rússia por convite do governo russo. Ela realizou compromissos entre os dias 3 e 7 de maio, antecedendo a chegada do presidente Lula.

Janja realizou encontros com estudantes e docentes de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e acompanhou a apresentação do balé Lago dos Cisnes. Também se reuniu com reitores universitários, com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.

A CNN busca contato com a Revista Brasil e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, além da Meta e do TikTok. Até o momento, não obteve resposta.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Janja SilvaMetanotícias falsasTikTokviagem Rússia
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

Pix: Novas Regras Facilitam Recuperação de Valores em Golpes e Fraudes!

04/02/2026 11:47 | 2 min de leitura

● Renan Calheiros Aprofunda Investigações Sobre Banco Master com Envolvimento do BC!

04/02/2026 12:13 | 1 min de leitura

● Gil Diniz Ataca Estratégia de Tarcísio e Revela Tensão no PL em SP!

04/02/2026 12:19 | 1 min de leitura

● Ibovespa em Queda Ampla: Bancos Levem a Melhor e Expectativas de Juros em Foco!

04/02/2026 12:32 | 2 min de leitura

● Bolsonaro e Generais Expulsos: STF Decide e STM Julga Ex-Presidente!

04/02/2026 12:47 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!