A AIEA diz que a Coreia do Norte parece estar usando combustível em seu segundo reator nuclear
22/12/2023 às 0h45
Um reator nuclear em Yongbyon, Coreia do Norte, parece estar utilizando combustível atômico pela primeira vez, de acordo com a agência de vigilância nuclear da ONU. Isso poderia indicar que o país possui uma nova fonte de plutônio potencial para armas nucleares.
A Coreia do Norte usou um reator nuclear de 5 megawatts em Yongbyon para produzir plutônio para armas nucleares por muitos anos. No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que eles estão agora operando outro reator maior de água leve, devido a descarga de água quente que foi observada.
Segundo o chefe da AIEA, Rafael Grossi, em um comunicado, se o reator começar a liberar água quente, significa que ele atingiu um nível crítico. Na prática, isso significa que a reação nuclear está acontecendo sem precisar de intervenção externa.
A AIEA não consegue entrar na Coreia do Norte desde que foram expulsos pelos inspetores em 2009. Agora, a agência só pode observar o país de forma remota, principalmente por meio de imagens de satélite.
Sem conseguir checar, a AIEA não pode confirmar se o reator está em pleno funcionamento, disse Grossi. No entanto, ele notou que desde outubro tem havido um fluxo forte de água do sistema de resfriamento do reator de água leve, o que indica que o reator pode estar em funcionamento. Indicações mais recentes sugeriram que a água estava aquecida.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
De acordo com Grossi, o LWR pode criar plutônio em seu combustível irradiado, o que pode ser separado durante o reprocessamento. Isso é preocupante, além do fato de que o programa nuclear da Coreia do Norte está se expandindo, o que é muito triste.