Internacional

A AIEA diz que a Coreia do Norte parece estar usando combustível em seu segundo reator nuclear


A AIEA diz que a Coreia do Norte parece estar usando combustível em seu segundo reator nuclear
(Foto Reprodução da Internet)

Um reator nuclear em Yongbyon, Coreia do Norte, parece estar utilizando combustível atômico pela primeira vez, de acordo com a agência de vigilância nuclear da ONU. Isso poderia indicar que o país possui uma nova fonte de plutônio potencial para armas nucleares.

A Coreia do Norte usou um reator nuclear de 5 megawatts em Yongbyon para produzir plutônio para armas nucleares por muitos anos. No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que eles estão agora operando outro reator maior de água leve, devido a descarga de água quente que foi observada.

Continua depois da publicidade

Segundo o chefe da AIEA, Rafael Grossi, em um comunicado, se o reator começar a liberar água quente, significa que ele atingiu um nível crítico. Na prática, isso significa que a reação nuclear está acontecendo sem precisar de intervenção externa.

A AIEA não consegue entrar na Coreia do Norte desde que foram expulsos pelos inspetores em 2009. Agora, a agência só pode observar o país de forma remota, principalmente por meio de imagens de satélite.

Continua depois da publicidade

Sem conseguir checar, a AIEA não pode confirmar se o reator está em pleno funcionamento, disse Grossi. No entanto, ele notou que desde outubro tem havido um fluxo forte de água do sistema de resfriamento do reator de água leve, o que indica que o reator pode estar em funcionamento. Indicações mais recentes sugeriram que a água estava aquecida.

De acordo com Grossi, o LWR pode criar plutônio em seu combustível irradiado, o que pode ser separado durante o reprocessamento. Isso é preocupante, além do fato de que o programa nuclear da Coreia do Norte está se expandindo, o que é muito triste.


🔥 Recomendado para voçê 🔥