A ala do PDT afirma que será “difícil” manter-se na base de apoio de Lula caso Lupi deixe o governo

A avaliação é conduzida pela base partidária no Congresso Nacional. Deputados afirmam que não estão considerando um novo candidato para a Previdência.

02/05/2025 14h57

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uma fração do PDT na Câmara dos Deputados considera “difícil” o partido permanecer na base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixe o cargo. A sigla conta com 17 deputados e 3 senadores.

A saída de Lupi é considerada certa por aliados após o desgaste causado pelo escândalo de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo descontos indevidos de aposentados.

O INSS está subordinado à pasta coordenada por Lupi. O ministro não é citado em nenhum momento no inquérito do caso, mas, nos últimos dias, reconheceu que estava ciente de que haviam denúncias de irregularidades.

O esquema no INSS foi divulgado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, o que resultou na instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças realizadas por entidades registradas em nome de empresas de fachada.

LEIA TAMBÉM:

Deputados afirmam que não há discussão no PDT sobre a mudança do nome do Ministério da Previdência.

Pesquisa AtlasIntel, divulgada na quinta-feira (1º/5), aponta que 85,3% dos brasileiros desejam que Lula demita o ministro Lupi. Espera-se que Lupi apresente pedido de demissão após o desgaste gerado pelo caso.

Segundo a coluna Igor Gadelha do Metrópoles, a avaliação de aliados do ministro aponta para um processo de desgaste e falta de perspectivas dentro do governo nos últimos dias.

A decisão do ministro Lupi de deixar o governo ocorreu após o nomeação de Gilberto Waller Júnior como presidente do INSS, sem consulta prévia. O fato demonstra o desgaste da gestão petista na área previdenciária.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.