A ala política de Marina Silva sofreu uma derrota e permanecerá sem controle na rede, novamente
14/04/2025 às 16h33

A ala sustentabilidade vinculada à ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi derrotada novamente e excluída do comando do partido. O grupo, fundado em 2015 pela ambientalista, escolheu hoje (13/4) Paulo Lamac como seu novo presidente. Ele é secretário municipal de Relações Institucionais de Belo Horizonte (MG) e está ligado à atual líder do grupo, Heloisa Helena.
Na votação realizada num congresso partidário em Brasília (DF), a chapa “Rede Pela Base”, liderada por Paulo Lamac, foi eleita com 216 votos, que representam 73,5% do total de delegados. A chapa “Rede Viva”, encabeçada pelo coordenador nacional da organização do partido Giovani Mockus, recebeu 78 votos, correspondendo a 26,5% do total. O segundo grupo está associado à Marina Silva.
De acordo com as Metrôpoles, a disputa pelo controle da rede causou conflitos na Justiça entre os aliados de Helóia Helena e Marina Silva. O grupo vinculado à ministra identificou falhas no processo eleitoral dos delegados estaduais do partido, que são as figuras autorizadas a votar para a presidência da sigla. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) chegou a suspensão do Congresso da legenda; no entanto, posteriormente reconsiderou sua decisão.
Na ocasião, a Rede afirmou que o processo seguiu as regras estabelecidas no estatuto e argumentando que “ja foram investidos aproximadamente R$ 1,2 milhões de reais oriundos do Fundo Partidário na realização de todo o processo eleitoral”. O partido mencionou como um dos custos do evento a emissão de passagens e hospedagens, que foram feitas em Brasília.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça que pessoa está sob suspicação por intoxicar uma criancinha usando um ovos de Pascoal
● A pessoa suspeitada de intoxicação do ovos de Pascoal foi detida após a morte da criança
● Bolos ou Arrozes: Veja Casos de Alimentos Envenenados Que Causaram Morte
As duas alas não concordavam sobre a validez dos delegados escolhidos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. A Justiça entendeu que os votos desses representantes deveriam ser computados em juízo suspenso (subjudice).
No final do processo eleitoral interno da Direção Nacional da Rede, Iaraci Dias, representante do ala de Marina Silva, também foi designado para o cargo. De acordo com o partido, isso aconteceu para cumprir “a premissa de direção compartilhada entre um homem e uma mulher”.
“A realização do Congresso reforça a legalidade e transparência no processo de eleição da nova composição do Elo Nacional da Rede, sendo conduzido intensamente, ampliamente e democraticamente”, concluiu a sigla. A ministra também falou durante o evento. “Democracia é isso: precisamos discutir. A Rede é um ecossistema, tem lugar para todos. Por esse motivo, lutamos tanto para criar a Rede”, comentou ela.
Fonte original: https://www.metropoles.com/brasil/ala-de-marina-silva-e-derrotada-e-fica-novamente-sem-o-comando-da-rede