A situação de plágio envolvendo o Alpha de Marathon, confirmada na semana passada pela Bungie, agravou ainda mais o desânimo dos funcionários da empresa. Diversos acreditam que o ocorrido pode comprometer o lançamento do jogo e que um possível adiamento poderá até mesmo levar ao fim da desenvolvedora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma reportagem da Forbes, a direção do estúdio não deve fazer declarações públicas sobre o tema enquanto sua equipe jurídica e a Sony avaliam as consequências. A matéria também indica que diversos desenvolvedores acreditam que a situação inviabilizou qualquer chance de o título ter um lançamento bem-sucedido.
Ademais, a campanha de marketing da Marathon, que estava programada para começar em agosto, foi suspensa. É necessário um trabalho completo de revisão, visto que o jogo deverá ser submetido a uma extensa análise em seus elementos visuais – o que pode até expor outras ocorrências de plágio.
LEIA TAMBÉM!
A maratona não transmite confiança na liderança da Bungie.
A Forbes também aponta que diversos funcionários da Bungie já desconfiavam das perspectivas de sucesso de Marathon antes de seu anúncio oficial. O título é resultado de decisões diretas da liderança da empresa, que definiu unilateralmente as características do jogo e não considerou críticas ou opiniões internas.
A principal reclamação das equipes é que o jogo necessita de um componente PvE mais robusto para atrair o público. Essa será uma tarefa ainda mais complexa devido ao fato do caso de plágio também prejudicou os planos da empresa para a realização de novas fases de testes.
A empresa agora planeja testes mais frequentes e com intervalos distintos, embora os detalhes ainda não tenham sido estabelecidos, sobretudo devido à demora na conclusão da auditoria dos materiais do jogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Forbes, considerando a situação atual da Marathon, o jogo não parece estar pronto para ser lançado em 2025. Mesmo que seja adiado e receba alguns meses de desenvolvimento extras, muitos integrantes da Bungie acreditam que isso não compensará o fato de que sua premissa central é falha e não há como reparar a má imagem gerada pelo plágio.
Fonte: Forbes
Trailer de Maratona no YouTube removido; saiba os motivos.
Fonte: Adrenaline