A Alemanha: Tribunal suspende o caráter extremista atribuído ao AfD
O partido alega que a designação é uma tentativa política de macular sua imagem e o criminalizar.
A agência de espionagem doméstica da Alemanha suspenderá temporariamente a classificação do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) como organização extremista, enquanto aguarda o resultado de um processo judicial, informou um tribunal em Colónia na quinta-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência não mencionará publicamente o AfD como um “movimento extremista de direita confirmado” até que o tribunal julgue a moção do partido, conforme comunicado.
A designação de extremista divulgada na semana passada possibilita que a agência de inteligência amplie o acompanhamento do AfD, por exemplo, através da contratação de informantes e da interceptação de comunicações do partido.
Leia também:

Índia x Paquistão: Compare os cenários antes e depois dos locais afetados por ataques

Conclave: Recorde quando o Brasil quase teve um papa

Novo papa eleito no conclave, com fumaça branca
O relatório de 1.100 páginas dos especialistas da agência, que não deve ser divulgado ao público, concluiu que o AfD é uma organização racista e antimusulmana.
O AfD alega que a designação constitui uma tentativa politicamente motivada de desacreditá-lo e criminalizá-lo. Na quinta-feira, a liderança da sigla comemorou a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta é uma primeira etapa importante para combater a acusação de extremismo de direita, afirmaram os líderes do partido Tino Chrupalla e Alice Weidel em um comunicado conjunto.
Fonte: CNN Brasil