A Alemanha: Tribunal suspende o caráter extremista atribuído ao AfD

O partido alega que a designação é uma tentativa política de macular sua imagem e o criminalizar.

08/05/2025 9h59

1 min de leitura

A agência de espionagem doméstica da Alemanha suspenderá temporariamente a classificação do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) como organização extremista, enquanto aguarda o resultado de um processo judicial, informou um tribunal em Colónia na quinta-feira (8).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agência não mencionará publicamente o AfD como um “movimento extremista de direita confirmado” até que o tribunal julgue a moção do partido, conforme comunicado.

A designação de extremista divulgada na semana passada possibilita que a agência de inteligência amplie o acompanhamento do AfD, por exemplo, através da contratação de informantes e da interceptação de comunicações do partido.

Leia também:

O relatório de 1.100 páginas dos especialistas da agência, que não deve ser divulgado ao público, concluiu que o AfD é uma organização racista e antimusulmana.

O AfD alega que a designação constitui uma tentativa politicamente motivada de desacreditá-lo e criminalizá-lo. Na quinta-feira, a liderança da sigla comemorou a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta é uma primeira etapa importante para combater a acusação de extremismo de direita, afirmaram os líderes do partido Tino Chrupalla e Alice Weidel em um comunicado conjunto.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.