A ANVISA avisa que os bebes expostos ao Minoxídilo podem apresentar um aumento no crescente dos pêlos

17/04/2025 às 16h17

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A Agência Nacional de Vigilação Sanitária (Anvisa) emitiu um aviso nesta semana sobre a possibilidade do excessivo crescimento das pelos, ou hipertricose, em bebês expostas ao minoxidil. O medicamento é amplamente utilizado para o tratamento da perda de pelo adulto.

Casos de hipertricose em bebês foram relatados nos países europeus, após seu contatto com áreas onde minoxidil foi aplicado na pele. O crescimento dos pelos normalizou-se alguns meses após o descontinuamento do contacto com este medicamentoo.

Em dezembro de 2024, autoridades espanholas emitiram um aviso após a identificação de onze casos de hipertricose em bebês cujos pais estavam usando minoxidil tópico (solução capilar, solução, spray ou espuma).

A agência brasileira pediu a quem detém os registros desses medicamentos que inclua no etiquetamento o risco de hipertricose em bebês após exposição accidental cutânea à minoxídilo.

LEIA TAMBÉM:

“É recomendável cuidadosamente evitar que as crianças não entrem em contacto com áreas onde este produto tenha sido utilizado”, diz a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitário).

Profissionais da saúde precisam orientar os pacientes a evitar que as crianças tenham contato com áreas onde o medicamento foi aplicado e lavarem suas mãos após sua aplicações. Pacientes que usam minoxidil devem buscar um médico caso percebam crescimento excessivo das pelos nas crianças, em casos de contato frequente com eles.

O minoxidil é um medicamento anti-hipertensivo e vasodilatador que quando aplicado na pele pode estimular o crescimento de novos fios de pelo. É mais conhecido por ser utilizado no tratamento da calvície, tanto em homens quanto em mulheres, além de outras doenças dermatólogicas e é encontrado principalmente nas soluções tópicas com concentração de 2% ou 5%.

A hipertricose é causada por fatores externos (medicações), doenças ou até síndromes genéticas, sendo que o aumento de pelos pode ser um efeito colateral raro em tais casos mas preocupante. Embora a minoxidil topical seja considerada segura para uso adultos, a exposição dos bebês à substância poderá ter consequências adversas. O medicamento é contraindicado durante gravidez e lactação.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.