Brasil

A Auditoria do TCU sugeriu que Bolsonaro entregue presentes dentro de 15 dias


A Auditoria do TCU sugeriu que Bolsonaro entregue presentes dentro de 15 dias
(Foto Reprodução da Internet)

A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregue, dentro de 15 dias, os itens que ele recebeu em viagens internacionais, mas que não estão registrados no acervo público da União.

O parecer discute as joias recebidas da Arábia Saudita e as armas recebidas pelo ex-presidente em compromissos oficiais.

Continua depois da publicidade

A CNN teve acesso a um documento que foi enviado aos ministros da corte de contas na semana passada.

Nele, técnicos recomendam que Bolsonaro entregue à Presidência da República “todos os itens de seu acervo documental privado, bem como os objetos recebidos a título de presentes em função da condição de Presidente da República, que não foram devidamente registrados no Sistema InfoAP”.

Continua depois da publicidade

Considerações sobre Caixa Econômica e Receita Federal.

A equipe técnica do TCU sugeriu também que a Caixa deve devolver os objetos entregues por Bolsonaro ao ex-presidente da República, para que posteriormente sejam encaminhados diretamente à Presidência.

O entendimento, nesses pontos, é que as joias “revestem-se de características que os tornam bens públicos”.

Você também deve devolver objetos retidos no Aeroporto de Guarulhos. Nesse caso, é melhor enviar diretamente para a Presidência da República através da Receita Federal.

Um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes, avaliados inicialmente em R$ 16,5 milhões reais, entraram com uma comitiva liderada pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque pelo aeroporto de Guarulhos em 2021.

O pacote deu início às investigações sobre os presidentes recebidos durante o governo de Bolsonaro. Os bens não foram declarados à Receita Federal e foram retidos após inspeção dos delegados da alfândega do aeroporto.

A Polícia Federal está investigando como os objetos foram trazidos e se foi cometido algum crime neste incidente.


🔥 Recomendado para voçê 🔥