A Bahia realizará o Dia D de vacinação contra a gripe no sábado (10)
O governo afirma que 85% dos municípios da Bahia participaram da iniciativa.

Governo federal, estados e municípios se unem para o Dia D de vacinação contra a gripe, no sábado (10), visando aumentar a cobertura vacinal contra a Influenza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Bahia, mais de 85% dos municípios participaram da iniciativa, com unidades de saúde operando em horários estendidos e ações de vacinação em locais de grande movimento, como centros comerciais.
Em Salvador, um drive-thru funcionará no Centro de Convenções, na Boca do Rio, a partir das 8h. “Temos uma estratégia de diminuir os casos graves de gripe e a vacinação é importante nesse cenário. A ação vai facilitar o acesso das pessoas à vacinação”, afirmou secretária de Saúde, Roberta Santana.
Leia também:

Indivíduo condenado por crimes havia sido morto em confronto com militar da Polícia Militar, após ter cumprido pena substituída por quase um ano

Edifício histórico desabou no centro da capital baiana

Salvador enfrentará semana com chuvas e elevada umidade
Segundo a secretaria, aproximadamente 3 milhões de doses foram distribuídas para municípios da Bahia. A campanha visa mais de 3,6 milhões de pessoas, abrangendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos.
As puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais de saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também são considerados grupos prioritários. Adicionalmente, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, estão incluídos nesse grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante lembrar que este período é de maior circulação de vírus respiratórios, antes do inverno. Assim, a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes, como a da Covid-19. Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e comprovante que certifique a condição de inclusão no público-alvo.
Até o momento, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia, posicionando o estado em quinto lugar no ranking nacional de imunizações contra a gripe. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro, destacou a prevalência da influenza desde fevereiro.
De fevereiro até março, observamos um aumento no número de casos de rinovírus e influenza. Ao nos vacinarmos, conseguimos impedir a propagação desse vírus. O Estado, em uma medida preventiva, decidiu vacinar contra a influenza e também contra a Covid-19.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O público prioritário também deve apresentar documento comprobatório.
COVID-19
Adicionalmente à vacinação contra a gripe, o governo baiano disponibiliza o reforço da vacinação contra a Covid-19 em postos e pontos temporários de vacinação. Em 2024, a Bahia registrou 37% de redução nos casos de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2024 e 62% em relação aos óbitos.
Ainda assim, em 2025, a maior parte dos casos de síndromes respiratórias agudas e graves no estado ocorreu em crianças e idosos com mais de 60 anos.
Fonte: CNN Brasil