A Bahia realizará o Dia D de vacinação contra a gripe no sábado (10)

O governo afirma que 85% dos municípios da Bahia participaram da iniciativa.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Governo federal, estados e municípios se unem para o Dia D de vacinação contra a gripe, no sábado (10), visando aumentar a cobertura vacinal contra a Influenza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Bahia, mais de 85% dos municípios participaram da iniciativa, com unidades de saúde operando em horários estendidos e ações de vacinação em locais de grande movimento, como centros comerciais.

Em Salvador, um drive-thru funcionará no Centro de Convenções, na Boca do Rio, a partir das 8h. “Temos uma estratégia de diminuir os casos graves de gripe e a vacinação é importante nesse cenário. A ação vai facilitar o acesso das pessoas à vacinação”, afirmou secretária de Saúde, Roberta Santana.

LEIA TAMBÉM!

Segundo a secretaria, aproximadamente 3 milhões de doses foram distribuídas para municípios da Bahia. A campanha visa mais de 3,6 milhões de pessoas, abrangendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos.

As puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais de saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também são considerados grupos prioritários. Adicionalmente, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, estão incluídos nesse grupo.

É importante lembrar que este período é de maior circulação de vírus respiratórios, antes do inverno. Assim, a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes, como a da Covid-19. Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e comprovante que certifique a condição de inclusão no público-alvo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia, posicionando o estado em quinto lugar no ranking nacional de imunizações contra a gripe. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro, destacou a prevalência da influenza desde fevereiro.

De fevereiro até março, observamos um aumento no número de casos de rinovírus e influenza. Ao nos vacinarmos, conseguimos impedir a propagação desse vírus. O Estado, em uma medida preventiva, decidiu vacinar contra a influenza e também contra a Covid-19.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O público prioritário também deve apresentar documento comprobatório.

COVID-19

Adicionalmente à vacinação contra a gripe, o governo baiano disponibiliza o reforço da vacinação contra a Covid-19 em postos e pontos temporários de vacinação. Em 2024, a Bahia registrou 37% de redução nos casos de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2024 e 62% em relação aos óbitos.

Ainda assim, em 2025, a maior parte dos casos de síndromes respiratórias agudas e graves no estado ocorreu em crianças e idosos com mais de 60 anos.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile