Na última sexta-feira e sábado, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a contagem de 905 prisões realizadas em 2024. Em dois dias, foram detidos seis indivíduos foragidos da Justiça nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Itacaré.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme dados fornecidos pela Secretaria da Bahia, os foragidos são acusados pelos crimes de homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo e por dívida de pensão alimentícia.
Foram rastreados por meio de pontos monitorados pelas câmeras inteligentes da SSP, e em seguida, foram acionados alertas pelos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) da região para fins de localização. Grupos da Polícia Militar do interior prestaram apoio nas operações de captura.
LEIA TAMBÉM!
Número total de prisões.
Desde o seu lançamento em fevereiro de 2019, a ferramenta já contabilizou 3.291 prisões de criminosos com mandados de prisão emitidos pela Justiça.
Câmeras inteligentes identificam homicidas, traficantes, assaltantes, procurados por furto, estupradores e criminosos com dívida de pensão alimentícia na lista das principais prisões.
Casos de repercussão
A SSP informou que, nesta semana, o sistema ajudou a Polícia Federal a capturar um investigado pela Justiça do estado do Rio Grande do Sul, com 71 anos, desde fevereiro deste ano, pelo crime de estupro de vulnerável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O indivíduo resistia aos avisos de 90% da ferramenta, utilizando um capacete que abrangia todo o rosto. Ao erguer a cabeça, as equipes obtiveram a oportunidade de capturá-lo.
Fonte: CNN Brasil