A Bahia teve o maior número de tremores de terra no Nordeste em novembro
02/12/2023 às 19h45

A Bahia foi o estado do Nordeste com maior número de tremores de terra no mês de novembro, com 14 abalos sísmicos registrados. O balanço foi divulgado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN), que é referência nesse tipo de ocorrência na região.
A Bahia faz fronteira com Alagoas, Pernambuco e Ceará. No entanto, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba e Maranhão não registraram atividades sísmicas. No total, ocorreram 24 eventos de terremotos na região Nordeste.
Segundo o estudo, na Bahia, os tremores foram sentidos nas cidades de Jaguarari (7), Sítio do Mato (1), Jacobina (3) e no Oceano Atlântico no sul da Bahia (3).
O professor Anderson Nascimento, coordenador do LabSis/URFB, explicou que tremores a partir de 1.5 mR de magnitude já são sentidos pela população, como movimentação de objetos dentro de casa, por exemplo.
LEIA TAMBÉM:
● Depois da Greve de Fome, a Recuperação de Glaub é feita através do Reabastecimento Alimentício
● Bolo é transportado para os devotos que orejam pelo Bolsonaro diante do hospício
● Agriculturarista falece após aeronave agrária que pilotou desaber na propriedade rural
Na cidade de Jaguarari, no norte do estado, houve vários tremores, mas nenhum ultrapassou a magnitude de 1.9 mR. Apesar de os moradores terem sentido os tremores, não houve danos na estrutura da cidade. O maior tremor aconteceu no sul da Bahia, no Oceano Atlântico, em 14 de novembro, e registrou 2.9 mR.
Segundo a universidade, a magnitude de um terremoto é medida pela sua potência, tendo como base a quantidade de energia liberada no local onde acontece. Essa medida é feita com sismógrafos. Hoje em dia, muitos especialistas em terremotos usam o termo “magnitude do momento” para descrever terremotos de média a alta potência. Apesar de ser calculada de maneira diferente da escala Richter antiga, os valores resultantes ainda podem ser comparados e nos ajudam a entender a força dos abalos.
Dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto divulgadas pelo LabSis: