O vice-presidente da montadora chinesa BYD no Brasil, Alexandre Baldy, declarou em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada na 4ª feira (30.jul.2025), que a empresa não conseguirá produzir no país caso o governo ceda à “chantagem” de “barões estrangeiros da indústria automobilística”.
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Ele questionou as fabricantes que consideram ir à Justiça se a Camex (Câmara de Comércio Exterior) não autorizar um regime tarifário de 10% nas importações de veículos da montadora chinesa.
O tema será discutido na quarta-feira (30.jul), às 10h30, no Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior).
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Eles [as montadoras] desejam que eu não produza nada e utilizam chantagem com o governo, alegando haver investimentos de R$ 180 bilhões. A BYD puxou essa questão de investimentos. Foi anunciado quando o presidente Lula esteve na China. Ele esteve em Xangai com o Sr. Wang Chuanfu, dono da BYD, que anunciou lá R$ 3 bilhões de reais de investimentos, que, posteriormente, foram ampliados para R$ 5,5 bilhões. afirmou Baldy ao jornal. Ele disse que é uma questão de competição.
Baldy declarou ao jornal que a empresa já possui R$ 2 bilhões em investimentos concretizados. “Solicitamos uma redução tarifária sobre o imposto de importação para 10% até que a fábrica entre em fase de produção [completa], em julho de 2026”, afirmou. Ele complementou que projeta uma expansão gradual do conteúdo local até atingir um índice de 70% de nacionalização dos veículos da marca.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visa estabelecer uma regulamentação para estimular a fabricação de veículos cujas peças e componentes são totalmente produzidos no exterior. Essa norma diminuiria o imposto sobre a importação de kits SKD (Semi Knocked Down, ou semipronto) e CKD (Completely Knocked Down) de carros elétricos e híbridos. Na prática, isso representaria um incentivo às montadoras chinesas.
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Assim fica, se for aprovado:
Na data de 15 de junho, os presidentes das quatro maiores montadoras que operam no Brasil – Volkswagen, Toyota, Stellantis e GM (General Motors) – redigiram uma carta ao presidente Lula, destacando o significativo impacto que a medida iminente terá no setor. A Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) também enviaram uma carta ao governo para expressar sua oposição à possível redução das alíquotas de importação sobre veículos SKD e CKD.
Na terça-feira (29.jul), governadores de seis Estados enviaram uma carta ao vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), na qual solicitam o adiamento do debate sobre os pleitos da montadora chinesa BYD. O Poder360 apurou que há possibilidade de que a discussão seja realmente adiada.
A cúpula se realiza dois dias antes da aplicação das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). A iniciativa da BYD ocorreu em fevereiro.
Fonte por: Poder 360