A BYD assume a liderança do mercado chinês de veículos elétricos na Indonésia
A fabricante chinesa representou cerca de 40% das vendas do setor na Indonésia durante o primeiro semestre de 2025.

A BYD superou as montadoras chinesas ao estabelecer o domínio no mercado de veículos elétricos da Indonésia, atingindo mais de 90% das vendas no primeiro semestre de 2025.
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As vendas no atacado de veículos elétricos puros na maior economia do Sudeste Asiático atingiram 35.749 unidades nos primeiros seis meses do ano, representando um crescimento de 267% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Associação das Indústrias Automotivas da Indonésia.
As marcas chinesas ocuparam os primeiros lugares, com a BYD registrando vendas de 13.995 VEs no período, assegurando aproximadamente 40% do mercado de veículos elétricos a bateria. Wuling, Chery e GAC Aion completaram o top 4.
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A BYD alcançou a liderança de forma acelerada. A empresa lançou sua entrada no mercado indonésio apenas em janeiro de 2024. Até o fim do ano, registrou vendas de 15.429 veículos elétricos, conforme dados da associação do setor.
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A BYD obteve a 6ª posição no ranking de vendas de veículos no atacado, com um total de 374.740 unidades vendidas no primeiro semestre. Toyota, Daihatsu e Honda lideraram as três primeiras posições.
A rápida compra de marcas por empresas chinesas do relevante mercado emergente de veículos elétricos demonstra o sucesso da estratégia industrial da China no exterior e constitui um desafio considerável para as grandes montadoras globais consolidadas, notadamente as japonesas, que têm apresentado uma transição para a eletrificação mais lenta.
As montadoras japonesas e sul-coreanas não obtiveram sucesso significativo no mercado de veículos elétricos na Indonésia. A Hyundai foi a única marca não chinesa com vendas consideráveis, ainda que com um volume inferior a mil unidades.
As montadoras estrangeiras enfrentaram desafios para manter sua presença na Indonésia antes do início da campanha de veículos elétricos em Jacarta, mas agora as empresas chinesas provavelmente possuem uma vantagem inicial, afirmou o vice-gerente geral da Wuling na Indonésia, Han Dehong, à Caixin em 2022, quando a empresa lançou seu primeiro veículo elétrico produzido localmente.
O crescimento dos veículos elétricos na Indonésia ocorre em um momento em que o país busca aproveitar suas extensas reservas de níquel, um componente essencial em baterias de veículos elétricos, com o objetivo de desenvolver um sistema industrial local de fabricação de veículos elétricos.
O governo indonésio definiu metas ambiciosas, buscando produzir 600 mil veículos elétricos por ano até 2030 e consolidar o país como um centro de produção com volante à direita para exportações para mais de 50 nações.
O governo indonésio, visando atrair investimentos estrangeiros e diminuir a dependência de importações, também implementou uma série de incentivos fiscais e ações políticas para apoiar a fabricação de veículos elétricos, uma estratégia que obteve o apoio de parceiros na China.
A Wuling, a primeira a atuar no mercado chinês, estabeleceu sua primeira fábrica em 2017. A BYD avançou com um impulso mais intenso, anunciando um investimento de US$ 1,2 bilhão no início de 2024 para a construção de um complexo industrial, abrangendo um centro de pesquisa e desenvolvimento, com previsão de início de operação em janeiro de 2026.
Outras empresas chinesas seguiram o mesmo caminho. A Guangzhou Automobile Group, responsável pela marca Aion, inaugurou uma fábrica em Jacarta em junho, e a XPeng iniciou a produção local em julho, tornando a Indonésia sua primeira base de fabricação no exterior.
O investimento se estende em profundidade à cadeia de suprimentos. A gigante chinesa de baterias Contemporary Amperex inaugurou, em julho, seu parque industrial de níquel e baterias. O projeto, com investimento de quase US$ 6 bilhões, visa criar um sistema de circuito fechado, desde a mineração e fundição até a fabricação e reciclagem de baterias.
Apesar do rápido crescimento, os veículos elétricos representam uma pequena parcela do mercado indonésio. A taxa de penetração de veículos elétricos puros alcançou 9,1% no primeiro semestre de 2025, superior aos pouco mais de 2% do ano anterior. Esse número ainda está atrás da vizinha Tailândia, outro mercado regional relevante, onde a penetração de veículos elétricos ultrapassou 13% em 2024.
Esta reportagem foi originalmente publicada em inglês pela Caixin Global em 29 de julho de 2025. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 em acordo mútuo de compartilhamento de conteúdo.
Fonte por: Poder 360