A BYD ultrapassa a Tesla em vendas na Europa pela primeira vez
A fabricante chinesa tem aumentado seus esforços para expandir sua atuação em mercados internacionais.
A montadora chinesa BYD registrou vendas de veículos elétricos superiores às da Tesla na Europa em abril, pela primeira vez. Esse resultado demonstra a estratégia da empresa chinesa para expandir seu mercado no continente europeu, juntamente com a hesitação dos consumidores em relação à Tesla e ao seu líder, Elon Musk.
A Jato Dynamics, empresa de inteligência de dados do setor automotivo, apurou que a BYD registrou vendas de 7.231 veículos elétricos na Europa no mês passado, em comparação com os 7.165 carros da Tesla. As informações foram divulgadas pelo The New York Times e pelo Financial Times.
Em abril, as vendas mensais da Tesla na Europa apresentaram queda de 49% em comparação com o ano anterior, ao passo que a BYD registrou aumento de 169%. Com os híbridos plug-in, o grupo chinês teve um crescimento de 359%.
Leia também:
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Falência e venda à Electrolux: O colapso de duas gigantes dos eletrodomésticos
A partir do momento em que Musk manifestou seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e ocupou um cargo no governo americano, os europeus têm evitado adquirir veículos da Tesla.
A BYD, por outro lado, está expandindo sua presença na Europa. A montadora chinesa anunciou recentemente que a Hungria será sua sede europeia.
O país continuará acolhendo uma fábrica da empresa, que está sendo construída. a BYD poderá exportar veículos para a UE sem incorrer em tarifas adicionais. A montadora chinesa também contará com uma fábrica na Turquia.
Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu, considerando que a Tesla liderou o mercado europeu de veículos elétricos a bateria por anos, e a BYD só começou oficialmente suas operações fora da Noruega e da Holanda no final de 2022, afirmou Felipe Munoz, analista global da Jato Dynamics, ao Financial Times.
Em 2025, no primeiro trimestre, a BYD obteve um lucro líquido de 9,2 bilhões de yuans (US$ 1,3 bilhão), o que corresponde a um aumento de 100,4% em comparação com o mesmo período de 2024.
O resultado é superior ao da Tesla. A empresa obteve um lucro de US$ 409 milhões no período de janeiro a março, com uma queda anual de 71%.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)