A Câmara de Belém declara Trump “pessoa não grata”
A proposta do vereador Alfredo Costa, do PT, foi aprovada por 12 votos e tem caráter simbólico.

A Câmara Municipal de Belém, sede da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), aprovou na quarta-feira (6.ago.2025) um pedido que declara o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), como pessoa não grata no município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O requerimento nº 1730/2025, apresentado pelo vereador Alfredo Costa (PT-PA), recebeu aprovação por 12 votos positivos, 9 votos negativos e 2 votos de abstenção.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Assista à votação (9min56s).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na terça-feira (5 de agosto), em seus perfis nas redes sociais, Costa, líder da bancada do PT na Câmara Municipal, publicou um vídeo durante uma sessão na qual afirmou que seu requerimento era uma forma dos vereadores se posicionarem contra a imposição, por parte dos Estados Unidos, de tarifas de 50% sobre uma parcela de produtos brasileiros.
O vereador petista afirmou ter apresentado requerimento, que certamente gerará debates nesta Casa, em relação à tarifa. Essa tarifa beneficia os interesses econômicos dos Estados Unidos, mas afeta diretamente o povo brasileiro.
“Não são só os grandes, os mega empresários, todo mundo vai ser atingido: o povo trabalhador, o vendedor de açaí também vai ser atingido. De maneira geral, todo mundo vai ser atingido, então essa Casa tem de ter um posicionamento claro”, declarou Costa, classificando a imposição de tarifas como “uma atitude irresponsável” de Trump.
Veja o vídeo de Costa.
Uma publicação compartilhada por Alfredo Costa (@profalfredocosta)
A designação de Trump como pessoa não grata foi aprovada um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar que não deseja dialogar com o líder norte-americano sobre as tarifas, embora planeje telefonar para convidá-lo à COP30 em Belém.
Não vou telefonar para o Trump porque ele não quer falar. Mas pode ficar certa, Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para a COP porque eu quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar para ele, para o [presidente chinês, Xi Jinping], para o primeiro-ministro [da Índia, Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [presidente russo, Vladimir] Putin, porque ele não está podendo viajar.
VOTO EM BELÉM
Durante a votação do requerimento, uma vereadora solicitou uma questão de ordem ao presidente da Câmara, o vereador John Wayne (MDB-PA): “Pode repetir, por gentileza, para que a gente saiba se é sim ou não a votação?”
Wayne respondeu: “Sim, aprova ‘persona non grata’ o presidente Donald Trump”. E prosseguiu: “Em outras palavras, porque está meio confuso: quem é do time do Lula vota sim, quem é do time da direita vota não. Eu já votei sim”.
Wayne, contudo, negou estar influenciando o voto: “Eu não estou orientando. Estou explicando, pois as pessoas estavam me perguntando aqui”.
Confira o voto de cada vereador.
Sim.
Não:
Recusa
Fonte por: Poder 360