A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira uma comissão para discutir a reforma do setor elétrico
Nova regulamentação sobre produção, distribuição e comercialização de energia foi aprovada e acumula 600 emendas dos parlamentares.
O Congresso Nacional realizará nesta terça-feira (5.ago.2025) a Comissão Mista de apreciação da Medida Provisória 1.300 de 2025, referente à reforma do modelo comercial do setor elétrico brasileiro.
Atualizada em 21 de maio, a MP modifica 8 leis que regulamentam a produção, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil. Até o momento, a medida já obteve 600 emendas de parlamentares.
A Proposta de Emenda à Lei deve ser analisada pela comissão antes de prosseguir para votação nos plenários da Câmara e do Senado. O prazo para apresentação do parecer expira em 18 de setembro de 2025.
Leia também:
Shopping Best Tatuapé: Queda, Abandono e Mistérios que Assombram São Bernardo
Cloudflare enfrenta instabilidade global após apagões e afeta sites como Spotify e PayPal
Palmeiras: Weverton Aprimora Recuperação e Retoma Treinos com Expectativa!
Em julho, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que a reforma do setor elétrico deve ser aprovada sem “cortes” para garantir uma solução equilibrada. Ele também ressaltou que a proposta deve atender à meta do governo federal de promover a “justiça social”.
Seria irresponsável desmembrar a MP (Medida Provisória) no setor elétrico do país. Estaríamos perdendo uma grande oportunidade de promover a abertura de mercado após tantos sacrifícios e esforços.
Entre as alterações estão:
A proposta também institui o SUI (Supridor de Última Instância), responsável por assegurar o abastecimento de energia aos consumidores do mercado livre que se encontrarem temporariamente sem vínculo contratual.
A proposta proporcionaria maior segurança para consumidores que transferem do mercado supervisionado, onde há garantia de abastecimento pelas empresas distribuidoras.
A medida provisória é justificada pela necessidade de modernizar o setor, ampliar a liberdade de escolha dos consumidores e diminuir distorções na alocação de custos.
A comissão será formada por 13 senadores titulares e 13 suplentes e por 13 deputados titulares e 13 suplentes.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)