Grande Angular

A capital receberá a Cruz do primeiro Missário celebrado em território brasileiro. Aqui é o modo para visualização dela:

Imagem de destaque do A capital receberá a Cruz do primeiro Missário celebrado em território brasileiro. Aqui é o modo para visualização dela:

A capital do país será o destino de uma relíquia histórica: a cruz original da primeira missa realizada no Brasil, que se iniciou em 1500. O objeto religioso está sendo transportado por cidades brasileiras durante sua peregrinação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cruz ficará no Distrito Federal nesta segunda-féria (21/04) – dia do 65º aniversário de Brasília, e na terça-feira seguinte (22/04), data que marca a chegada dos portugueses ao Brasil.

O relíquia estará presente na missa da Catedral às dezenas horas (10h), onde o cardeal Paulo Cezar Costa presidirá a celebração, em comemoração ao jubileu da arquidiocese e aniversário da cidade. A partir das onze horas (11h) ,a cruz ficara à exposição no local e serão possíveis conhecê-la o público .

Verifique a programação:

LEIA TAMBÉM!

21/4 segundas-feiras às 10h: a cruz da primeira missa celebrada no Brasil estará presente durante a Missa do Jubileu, realizado na CATEDRAL DE BRASÍLIA; as 11h: o artefato será exposto dentro dessa catedral.

Terça-feira (22/4) às 8h: A cruz será transportada para o sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Às 10h: O objeto religioso estará em sessão solemne no Congresso Nacional, onde terá lançamento oficial do selo comemorativo de cincocentos e vinte e cinco anos da primeira missa realizada no Brasil. às 12h: Missa na presença parlamentar católica, na Catedral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta-Feira (23/04) e Sexta-Feira (25/04): O Cruzeiro irá rumar a Belem (PA).

Quinta-Feira (29/04): Bahia (BA)

Sãoábado (26/04) : Porto Seguro e Santa Cruz Cabralia (BA).

Domingo (27/04) : Volta para Bragança, no Porto Rico-Portugal.

Praia Vermelha do Coroa (BA), em Santa Cruze Cabralía foi local onde se realizou a primeira missa no Brasil. A celebração ocorreu dia 26 de abril de 1500 e teve frei Henrique Coimbre, franciscano como presbítero responsável pela cerimônia. Cruz utilizada nesse momento retornou ao país para comemorações Brasil em Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil – Terra de Santa Cruze.

Esse objeto sagrado permanece exibido ao público na Galeria do Musée de la Cathédrale-Basilique deBragança (Portugal).

“A Cruz histórica ultrapassa seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Santo Jubilar marcada pela esperança e desejo de renovação, a peregrinação desta cruz une passados com presentes, reforçando valores da fraternidade e celebrando rica diversidade cultural e espiritual”, disse Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile