A Casa Branca afirma que Trump continua interessado em uma solução diplomática com o Irã
Após se unir a Israel para desmantelar o programa nuclear de Teerã, o governo dos EUA afirmou que o povo iraniano “deveria depor” o que considerou um “regime incrivelmente violento que oprime há décadas”.
A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (23) que Donald Trump ainda está interessado na diplomacia, em resposta a declarações do presidente dos Estados Unidos de que os iranianos deveriam derrubar seu governo se ele se recusar a negociar sobre seu programa nuclear. “Se o regime iraniano se recusar a chegar a uma solução diplomática pacífica, na qual, por sinal, o presidente ainda está interessado e comprometido, por que o povo iraniano não deveria retirar do poder esse regime incrivelmente violento que os reprime há décadas?”, disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, na Fox News.
Os Estados Unidos se uniram no fim de semana à campanha militar de Israel para destruir o programa nuclear iraniano e bombardearam instalações de enriquecimento nuclear fortemente protegidas. Funcionários do governo Trump insistiram repetidamente que o objetivo dos ataques era impedir que Teerã obtivesse a arma atômica, e não derrubar as autoridades. Contudo, o presidente Donald Trump levantou dúvidas.
Não é politicamente correto usar o termo “mudança de regime”, mas se o atual regime iraniano não consegue fazer o Irã ser grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime? MIGA!!!, publicou Trump no domingo em sua plataforma Truth Social, como é conhecido o movimento ultraconservador americano “Make America Great Again”. O Pentágono afirmou ter “devastado o programa nuclear iraniano”, mas o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, garante que no momento não é possível avaliar a extensão dos danos. Israel, os Estados Unidos e outras potências ocidentais acusam o Irã de querer construir armas nucleares escondendo-se atrás de seu programa nuclear civil, algo que a República Islâmica nega.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
Com informações da AFP.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)