A CBF começa a capacitar os árbitros após uma sequência de falhas
15/04/2025 às 9h11

Rio de Janeiro, RJ – Aproximadamente 75 árbitros de campo, assistentes e vídeo-árbitros do Campeonato Brasileiro Série A começaram um período de treinamentos nesta segunda-feira no Rio. Essas atividades durarão até quinta-feira sob a coordenação da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O projeto faz parte de um programa piloto para profissionalizar o arbitrado.
“Haverá três sessões de atividades, contendo parte prática, técnica e teórica. É um projeto experimental também para a profissionalização que pretendemos concluir em no máximo 18 meses”, disse Rodrigo Cintra, coordenador-geral da comissão.
“Vamos trabalhar os princípios de treinamento em partes práticas, com base nos conhecimentos aprendidos na teoria que estão sendo utilizados no campo do jogo. Nossa missão é profundizar nessas informações, aplicando e repetindo procedimentos para torná-los automatizados nas equipes de arbitragem e alinhamento mais forte à nova cultura VAR (Vídeo Ajuda ao árbitro), que ajude o árbitro a ver aquilo que não vê no campo e lhe ofereça apoio para tomar as melhores decisões.”
Novidade! Agora, Futsal está disponível em nossos canais no Whatsapp. Participa já!
LEIA TAMBÉM:
● Partida entre Paysandu e Chapecoense – Pontuação inicial
● Avai contra Operario-PR – Leao tente descrençar na Serie B
● A cidade de Fortaleza está carente em jogar contra o time da Vitória, é possível ver isso aqui
alterar-se
Este terça-feira, os árbitros realizarão atividades no Clube da Aeronáutica (CAER), Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e hotel de concentração. As equipes do futebol carioca base terão jogos simulados, com a construção de uma estrutura VAR e práticas para o mesmo. <p>Nesta terça-feira, os árbitros terão atividades no Clube da Aeronáutica (CAER), o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e o hotel da concentração, com jogos simulados por equipes do futebol carioca de base, com a montagem de uma estrutura do VAR e simulações para prática do VAR.</p>
“Aproximadamente metade das tarefas desta semana se concentram na alinhamento dos arbitradores VAR com os árbitros de campo. Isso é para que eles entendam que não são intervenientes e sim, assistentes de vídeo cuja função é ajudar o árbitro a acertar e tomar a melhor decisão no campo.” (Rodrigo Cintra)
Intensivo
A concentração será feita antes do início da quarta rodada do Campeonato Brasileiro de Série A. Árbitros possivelmente designados para as partidas viajarão para apitar o jogo e, em seguida, retornarão ao Rio de Janeiro para continuarem suas atividades.
Fonte: Futebol Interior