A CBF mantém as cores da Seleção Brasileira, porém a camisa vermelha é alvo de memes na internet
30/04/2025 às 12h46

No caso de memes, o público brasileiro não estabelece restrições à criatividade e explora os contextos de forma livre. A suposta alteração na cor da segunda camisa da Seleção Brasileira de futebol para a Copa do Mundo de 2026 gerou grande repercussão na internet, mesmo após a negação oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na terça-feira (29/4).
Vamos compreender!
Desde as eleições de 2018, a camisa verde e amarela da Seleção se tornou uma representação do nacionalismo no espectro político da direita no Brasil. Por outro lado, a esquerda não possuía, na época, um símbolo que representasse o Brasil com a cor vermelha.
LEIA TAMBÉM:
● Bolsa da Louis Vuitton sobe de preço com novas tarifas americanas
● Preços de tênis Adidas como o Samba e modelos populares subirão nos Estados Unidos
● Sandálias com meias-calças voltam como tendência para o inverno de 2025
Até a última segunda-feira (28/4), o portal Footy Headlines divulgou a informação sobre a mudança da cor azul para a vermelha no segundo uniforme do time brasileiro. Com o patrocínio da Jordan Brand, do ex-jogador de basquete Michael Jordan, o suposto modelo inédito não teve imagens compartilhadas, mas já gerou uma onda de memes, tanto da camisa quanto do seu contexto.
Devido à proximidade da próxima Copa do Mundo, prevista para 2026, com as eleições presidenciais no Brasil, o debate sobre a camisa amarela foi intensificado. A controvérsia foi tão grande que o deputado federal Zé Trovão propôs um projeto de lei que visa restringir o uso exclusivo das cores da bandeira (verde, amarelo, branco e azul) por instituições públicas ou privadas.
Ao mesmo tempo, defensores da esquerda demonstravam entusiasmo com a chance de uma camisa da Seleção Brasileira que, por sua cor, estivesse ligada a uma visão política. Diversos internautas justificaram a mudança com base na cor da madeira Pau Brasil, naturalmente avermelhada.
Nas redes sociais, imagens produzidas por inteligência artificial que ligavam jogadores como Neymar Jr. a figuras como Karl Marx e Josef Stalin, além de um vídeo de computação gráfica do “Lula Prime” jogando pela Seleção, ganharam repercussão.
A CBF não realizou mudanças.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota, negando a produção de um uniforme vermelho. A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto (os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos) e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.
Veja mais memes da suposta camisa vermelha do Brasil.
Fonte: Metrópoles