A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade na quinta-feira (15.mai.2025), por determinação da 19ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão, proferida pelo desembargador Gabriel Zefiro, se fundamenta na suspeita de fraude na assinatura do vice-presidente Coronel Nunes em um documento que fortalecia o poder de Ednaldo na entidade.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
Rodrigues é o 5º presidente da CBF a ser destituído nos últimos 7 mandatos. Apenas Coronel Nunes, que exerceu o cargo de forma temporária entre 2017-2019 e em 2021, não sofreu a mesma situação.
Ricardo Teixeira liderou a CBF por mais de vinte anos (1989-2012), período em que o Brasil obteve os títulos das Copas do Mundo de 1994 e 2002. Em 2019, a Fifa o suspendeu em decorrência de um escândalo de corrupção.
O líder máximo do futebol mundial recebeu cerca de 8 milhões de dólares em propinas referentes a contratos de competições. Na época de sua saída, em 2012, Teixeira alegou questões de saúde como justificativa para renunciar ao cargo, negando qualquer participação em irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Maria Marin assumiu a presidência após a saída de Teixeira em 2012. Marin foi preso pelo FBI na Suíça em 2015, no escândalo que ficou conhecido como “Fifagate”. A defesa de Marin alegava, na época, que ele não tinha responsabilidade direta pelas decisões comerciais investigadas. Contudo, foi condenado nos Estados Unidos em 2017.
Marco Polo Del Nero, que coordenou o futebol brasileiro de 2015 a 2017, também foi vinculado ao escândalo de corrupção da Fifa e sofreu suspensão das atividades esportivas. Ao interromper sua presença física nas reuniões da Fifa no exterior, Del Nero alegava temer perseguição política e injustiça judicial fora do Brasil. Ele foi afastado preventivamente pela própria Fifa em 2017.
Rogério Caboclo exerceu a presidência da entidade nos anos de 2019 a 2021, sendo afastado após denúncia de assédio sexual e moral apresentada por uma funcionária da confederação. Na ocasião, Caboclo contestou as acusações e alegou ser vítima de uma conspiração interna para sua remoção do cargo.
Observe o infográfico:
A CBF surgiu em 1979, em conformidade com as normas da Fifa, que demandava que as entidades filiadas se concentrassem unicamente no futebol. Anteriormente, o futebol no Brasil era gerido pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), estabelecida em junho de 1914.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não especificou a data das novas eleições. A Confederação Brasileira de Futebol não divulgou uma declaração oficial sobre a decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues.
Fonte: Poder 360