Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A China denuncia o ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irã

A China denuncia o ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irã

O ministério das Relações Exteriores do país asiático denuncia a quebra da Carta das Nações Unidas e solicita o fim imediato do conflito.

Por: Redação ZéNewsAi

22/06/2025 12:09

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A China condenou, no domingo (22.jun.2025), o ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares do Irã, ocorrido na noite anterior.

O Ministério das Relações Exteriores do país asiático afirmou que a ofensiva americana “exacerbou as tensões no Oriente Médio” e infringiu a Carta da ONU.

A Carta das Nações Unidas determina que os Estados membros devem evitar “a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado”.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já havia feito um apelo para que os EUA respeitassem a carta e cumprissem “as normas do direito internacional”.

A China se mostrou disposta a negociar um cessar-fogo na região e se reuniu diretamente com Israel para finalizar os conflitos e proteger a população civil.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem conduzido operações no Irã a partir de 12 de junho (horário de Brasília). O governo iraniano também tem respondido militarmente.

A China solicita às partes em conflito, incluindo Israel, que alcancem um cessar-fogo o quanto antes, assegurem a segurança dos civis e comecem o diáe as negociações.

Desde o início do conflito entre Israel e Irã, o governo chinês adotou uma postura diplomática e defendeu a resolução do conflito por meio do diá. A China, 2ª maior potência global, não está participando ativamente na guerra como os EUA.

O país asiático mantém relações com o Irã e com Israel. Com os persas, há um acordo de 400 bilhões de dólares em investimentos em infraestrutura para a aquisição de petróleo. Com os israelenses, há acordos no setor de defesa.

Na quinta-feira (19.jun), o presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com o líder russo, Vladimir Putin, e ambos concordaram sobre a necessidade de reduzir as tensões no Oriente Médio.

A China e a Rússia condenaram os ataques de Israel que desencadearam o conflito, porém não apresentaram sinais de que intervirão militarmente em apoio a Israel.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou no sábado (21.jun.2025) que a Força Aérea norte-americana bombardeou três instalações nucleares do Irã. O ataque representou a entrada dos Estados Unidos na guerra entre Israel e Irã.

De acordo com Trump, os ataques impactaram as instalações nucleares do Irã em Fordow, Natanz e Esfahan.

O presidente dos Estados Unidos afirmou em seu perfil na plataforma Truth Social que os aviões já haviam deixado o espaço aéreo iraniano e estavam retornando “para casa”.

Também ofereceu seus cumprimentos aos bravos do país e disse que “agora é o momento para a paz”. Declarou que “nenhuma outra força militar teria conseguido”.

Israel já realizou ataques a instalações nucleares, bases militares e alvos estratégicos no Irã. Os ataques atingiram vários locais do programa nuclear iraniano, como fábricas de centrífugas, laboratórios e o reator de água pesada de Arak.

Em resposta, o Irã lançou 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel, de acordo com estimativas do Exército israelense. A maioria dos projéteis foi interceptada pelo sistema de defesa aérea israelense. Contudo, até agora 24 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em território israelense. O Irã contabiliza pelo menos 430 mortos e 3.500 feridos.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ataques dos EUACarta das Nações Unidasconflito Oriente MédioIrãIsrael
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!