A China possui 1.509 grandes modelos de IA, o maior volume global, representando uma parcela significativa dos 3.755 modelos lançados em todo o mundo até o momento, conforme dados apresentados na Conferência Mundial de Inteligência Artificial 2025 (WAIC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A China desenvolveu um sistema industrial de IA abrangente, que engloba infraestrutura básica e aplicações setoriais específicas. De acordo com dados da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT, sigla em inglês), o país possui mais de 5.100 empresas de IA, representando quase 15% do total global. Adicionalmente, conta com 71 empresas unicórnio de IA, correspondendo a cerca de 26% dos 271 do mundo.
Yu Xiaohui, presidente da CAICT, afirmou que a rápida iteração de grandes modelos básicos neste ano, juntamente com novas abordagens tecnológicas, demonstra o potencial significativo para o avanço em direção à Inteligência Artificial Geral. Ele declarou que um cenário de desenvolvimento positivo se consolidou na China, marcado por empresas líderes, crescimento de unicórnios, empresas especializadas e startups emergentes.
LEIA TAMBÉM!
As empresas negociadas em bolsas de valores e os unicórnios são considerados os principais impulsionadores da indústria de IA da China. Mais de 300 empresas listadas relacionadas à IA no país representam cerca de 70% da escala total da indústria de IA, conforme dados da CAICT.
Os cinco principais setores de inovação das empresas unicórnio de IA chinesas são grandes modelos, condução autônoma, robôs inteligentes, aplicativos de inteligência de negócios e chips de computação de IA.
O setor industrial está se expandindo rapidamente na China, devido à constante chegada de novas tecnologias, aplicativos e modelos de negócios. Isso se tornou um motor fundamental para o desenvolvimento econômico e social de elevado padrão, afirmou Yu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da Xinhua.
Fonte por: Poder 360