Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. A China informa a Lula que o país e o Brasil podem servir de modelo de “autossuficiência” na região Sul Global

A China informa a Lula que o país e o Brasil podem servir de modelo de “autossuficiência” na região Sul Global

Nos últimos meses, ambos os presidentes têm apresentado seus países como defensores fortes do sistema de comércio multilateral, em oposição à política t…

Por: Redação ZéNewsAi

12/08/2025 6:44

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou em uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ambos os países podem servir de modelo de “autossuficiência” no Sul Global, em um cenário de dificuldades comerciais e geopolíticas. Nos últimos meses, os dois presidentes buscaram apresentar seus países como defensores fortes do sistema comercial multilateral, em oposição à estratégia protecionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Também ocorreu após Lula informar na semana passada que pretendia conversar com os líderes da Índia e da China para estudar uma resposta coordenada às tarifas americanas. Xi disse que as relações entre China e Brasil estão em seu melhor momento, informou a agência estatal de notícias Xinhua. Ele afirmou que a China “trabalhará com o Brasil para dar exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global” e “construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, segundo a agência estatal. Xi destacou ainda que “todos os países devem se unir e se opor de maneira firme ao unilateralismo e ao protecionismo”, acrescentou a Xinhua, em uma referência velada às tarifas americanas.

Defesa do multilateralismo

A Presidência da República comunicou que a conversa telefônica teve cerca de uma hora de duração, durante a qual Lula e Xi abordaram diversos temas, incluindo a guerra na Ucrânia e o combate à mudança climática. “Ambos concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo”, acrescenta a nota. Os presidentes também “assumiram compromisso de ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, destaca o comunicado divulgado pelo governo brasileiro.

Leia também:

Macron desafia UE: França bloqueia acordo comercial e mira na proteção agrícola!

Macron desafia UE: França bloqueia acordo comercial e mira na proteção agrícola!

Ártico em Chamas: EUA e Rússia Disputam Controle do Novo Mapa Global!

Ártico em Chamas: EUA e Rússia Disputam Controle do Novo Mapa Global!

DJ Brasileiro Encontrado Morto em Portugal: Tragédia e Desespero da Família

DJ Brasileiro Encontrado Morto em Portugal: Tragédia e Desespero da Família

Pequim tem investido nos últimos anos para aumentar sua influência na América Latina como forma de equilibrar Washington, historicamente a potência mais influente da região. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos como principal parceiro comercial do Brasil e dois terços dos países latino-americanos aderiram ao megaprojeto de infraestrutura chinês da Nova Rota da Seda (oficialmente Cinturão e Rota). O Brasil exporta grande quantidade de soja para a China, que, como principal consumidor mundial do produto, depende em grande parte das importações para seu abastecimento. Trump, contudo, pretende promover uma mudança na maneira como a China consegue adquirir o grão, utilizado para a alimentação de gado e a produção de óleo de cozinha.

O presidente americano declarou, em publicação nas redes sociais no domingo, a expectativa de que a China “quadruplique rapidamente seus pedidos de soja”. Ele complementou que esta seria uma maneira de equilibrar o comércio com os Estados Unidos. Lula realizou uma visita de Estado de cinco dias à China em maio, durante a qual afirmou em um fórum de cooperação entre Pequim e a América Latina que a região não desejava “iniciar uma nova Guerra Fria”.

Com informações da AFP.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
autossuficiênciaBrasilChinacomércio multilateralSul Global
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Bruno Pinheiro

Lula celebra 3 anos do 8 de Janeiro: Reações chocam e debate acirrado no Palácio!

09/01/2026 9:33 | 2 min de leitura

● Acordo Mercosul-UE Entra em Nova Fase: Negociações Complexas e Desafios Persistem

09/01/2026 9:39 | 1 min de leitura

● Varejo em Crise? Fim da Escala 6x1 no Congresso e Impacto de 16% no PIB!

09/01/2026 10:03 | 2 min de leitura

● BBB 26: Casa de Vidro em Salvador e Fãs Definem Participantes Pipoca!

09/01/2026 11:06 | 1 min de leitura

● Rio Tinto e Glencore Buscam Fusão Bilionária de US$ 207 Bi!

09/01/2026 9:19 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!