A chuva de meteoros Eta Aquáridas apresenta seu pico na madrugada de terça-feira (6)
Restos do Cometa 1P/Halley poderão ser observados no início da manhã.

A chuva de meteoros Eta Aquárias atinge o pico na madrugada desta terça-feira (6). A previsão é que seja visível nas primeiras horas do amanhecer, às 6h (horário de Brasília), segundo a Organização Internacional de Meteoros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A NASA informou que a luz da Lua crescente irá obscurecer os meteoros mais tênues, com a expectativa de que, no máximo, sejam observados 10 a 15 fragmentos por hora.
As rochas que formam a chuva de meteoros Eta Aquáridas são provenientes do Cometa 1P/Halley, que ao retornar ao Sistema Solar interno, expele uma camada de poeira para o espaço, resultando em rastros visíveis ao atravessar a atmosfera terrestre.
LEIA TAMBÉM:
● Skype deixará de funcionar; descubra 5 aplicativos para substituí-lo
● Cientistas desenvolvem o primeiro simulador de buraco negro em laboratório
● WhatsApp para em alguns modelos de iPhone: especialista detalha motivos
Ele possui uma órbita de aproximadamente 76 anos e foi observado pela última vez em 1986. O cometa só retornará à nossa vizinhança em 2061.
A chuva tinto se origina da posição no céu onde os meteoros são observados, localizada na constelação de Aquário, onde uma das estrelas mais brilhantes se denomina Eta Aquarã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhe outros eventos de chuva de meteoros em 2025.
O que é uma chuva de meteoros?
A NASA afirma que a chuva de meteoros é o fenômeno que ocorre quando diversos meteoros entram na atmosfera terrestre. A agência detalha que, ao cair em direção à Terra, a rocha espacial é aquecida pela resistência do ar, gerando o que chamamos de “estrela cadente”.
A faixa luminosa não é uma rocha, mas sim o ar quente e brilhante à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera, explica a agência espacial dos EUA.
Isso ocorre com certa frequência, pois, à medida que um cometa se aproxima do Sol, uma parte de sua superfície gelada se desintegra, liberando partículas de poeira e rocha, que são detritos espalhados ao longo de sua trajetória.
Várias vezes ao ano, durante a órbita da Terra ao redor do Sol, ocorre a interseção com a trajetória de cometas, resultando em colisões com detritos cometários.
Como observar uma chuva de meteoros?
É necessário observar as chuvas de meteoros em locais com pouca luz.
Geralmente não se necessita de um equipamento como um telescópio ou binóculo, mas, como já mencionado, a visibilidade do céu pode ser prejudicada até mesmo pela lua, dependendo do período do mês.
Dicas para observar melhor uma chuva de meteoros:
Conforme apurado pelo portal Time And Date, é necessário um céu limpo e uma considerável paciência. Além disso, é fundamental saber onde observar no céu — o mapa interativo do site pode auxiliar nesse aspecto.
Observe também: Queda de meteoro raro ilumina céu do Rio Grande do Sul
A NASA observa nuvens coloridas e luminosas no céu de Marte.
Fonte: CNN Brasil