A chuva de meteoros Perseidas atingirá seu pico nesta semana; informe-se sobre como e quando observar

A chuva de meteoros Perseidas pode ser observada anualmente entre meados de julho e o final de agosto, compreendendo o período de 17 de julho a 23 de ag…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A chuva de meteoros Perseidas, tão esperada, atingirá seu ápice entre a noite de terça-feira (12) e quarta-feira (13). O Observatório Nacional indica que será vista principalmente na região Norte do Brasil. A observação será dificultada pela Lua, que estará 84% cheia, limitando a visualização dos meteoros mais brilhantes. É necessário estar em um local com baixa poluição luminosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É aconselhável que o observador encontre um local escuro, preferencialmente distante de centros urbanos, para evitar a poluição luminosa. Adicionalmente, é necessário desligar as luzes ao redor e o tempo deve estar favorável. Chuvas de meteoros, muito apreciadas por astrônomos, acontecem quando meteoroides, que são fragmentos de cometas ou asteroides, entram na atmosfera terrestre em alta velocidade, gerando fenômenos luminosos notáveis.

A chuva de meteoros Perseidas é visível anualmente entre meados de julho e o fim de agosto, compreendendo o período de 17 de julho a 23 de agosto. O Dr. Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, ressalta que não há horário específico de pico e que o melhor momento para a observação será durante a madrugada, a partir das 3h da manhã, aproximadamente, dependendo da região, sendo a visibilidade mais tardia no Sul, mas a Lua poderá interferir na visualização.

LEIA TAMBÉM!

De acordo com o Observatório Nacional, a observação da chuva de meteoros Perseidas é favorável para observadores do Hemisfério Norte, com a possibilidade de 50 a 75 meteoros visíveis por hora em condições ideais. No Hemisfério Sul, a observação é limitada, principalmente devido à lua.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Sarah Paula

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile