Nesta sexta-feira (22), o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que a cidade de São Paulo registrou novo recorde de temperatura máxima de 2023 com uma média de 34ºC.
No dia 18 deste mês, os termômetros alcançaram os 33,2°C, que foi a média recorde anteriormente registrada.
Com 35,5°C, Perus, que fica na zona norte, foi o bairro mais quente na tarde desta sexta. Pinheiros e Butantã, na zona oeste, tiveram temperaturas de 35,1°C e 35,0°C, seguidamente.
O estado de atenção para altas temperaturas foi decretado pela Defesa Civil municipal desde o dia 21 de setembro. Por outro lado, no dia 22, foi encerrado o estado de atenção para baixa umidade do ar.
A previsão é de que o calor permaneça na capital paulista pelos próximos dias, mas que, com o aumento previsto da umidade, a temperatura também vá diminuindo lentamente, declarou o CGE.
A Brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da cidade, aumentando a quantidade de nuvens e diminuindo o forte calorão registrado hoje, informou o centro.
Além disso, mesmo com o calor elevado, São Paulo já registrou 68,5% da chuva esperada para o mês de setembro.
Para os próximos dias previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia e a Climatempo preveem que a onda de calor que o Brasil enfrenta começará a partir desta sexta e no final de semana, com temperaturas que poderiam ultrapassar de 40ºC.
Por isso, há a expectativa de que a capital paulista também registre novos recordes de calor, com máxima no domingo (24), segundo o CGE.
sábado
O dia que marca oficialmente o fim do inverno deve registar forte calor desde as primeiras horas da manhã, com poucas nuvens e predomínio de sol ao longo do dia.
A madrugada terá uma temperatura mínima de 19°C e a máxima pode ultrapassar os 34°C, ao passo que as taxas de umidade do ar mais baixas permanecerão acima de 28%.
O dia vai terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Domingo
Também é esperado sol forte e muito calor para o dia seguinte. A sensação de tempo abafado se fará presente a madrugada, que registrará termômetros ao redor dos 20°C.
A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde.
Nas horas de maior aquecimento, a umidade do ar estará em declínio, com valores mínimos próximos aos 23%.
não há previsão de chuva na capital e região metropolitana
Alerta de perigo para calor é emitido para nove estados – vídeo?
Onda de calor: 9 estados do Brasil têm alerta vermelho de perigo | CNN NOVO DIA
A atual situação de onda de calor em 9 estados do Brasil tem sido motivo de alerta vermelho, representando um perigo para a população. As altas temperaturas têm preocupado autoridades e especialistas, destacando a importância de medidas de prevenção e cuidados para evitar problemas de saúde. Confira mais informações a respeito no vídeo exibido acima, produzido pela CNN NOVO DIA.
*CNN em São Paulo publicado por Pedro Jordão