A comida da avó
O filme ‘Nonnas’, baseado em fatos reais, que estreou na Netflix, combina a culinária italiana tradicional com a jornada de superação do enlutamento.

A Netflix lançou Nonnas, uma comédia dramática inspirada na história real do restaurante Enoteca Maria, situado em Staten Island – o distrito mais ao sul de Nova York e o menos movimentado da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme inicia com a visão da mãe de Joe Scaravella (Vince Vaughn), que dedicou os últimos anos aos seus cuidados. Sem a sua companhia, ele retorna a memórias felizes, nas quais a cozinha e os pratos feitos por sua mãe e avó sempre foram um elo para manter a família unida. Obsessivamente, tenta reproduzir o molho de tomate deles, sem êxito.
Com os recursos do seguro da mãe, decidiu arriscar: adquiriu um restaurante antigo e iniciou uma empreitada audaciosa. Em vez de um chef especializado, a direção da cozinha seria exercida pelas avós, cada uma responsável por pratos típicos da Itália. Entrou em contato com amigas da mãe e divulgou um anúncio na internet.
LEIA TAMBÉM:
● Experimente cinco receitas com alto teor de proteínas magras para o jantar
● Operário surpreende com gol de liderança, mas Palmeiras tenta buscar o empate no estádio
● O aplicativo X é o mais baixado na categoria de notícias na App Store no Brasil
Quatro avós (ou, mais precisamente, três delas sem netos) se juntam ao projeto. Todas com histórico de passagens pelo cinema e um total de nove indicações ao Oscar: Lorraine Bracco (Os Sopranos, Os Bons Companheiros), Brenda Vaccaro (Perdidos na Noite, Capricórnio Um), Talia Shire (O Poderoso Chefão, Rocky) e Susan Sarandon (Thelma & Louise, Os Últimos Passos de um Homem). Algumas se dedicam a preparar molhos, outras a sobremesas, mas todas encontram na comida um caminho para se aproximar da família e lidar com seus próprios dilemas.
Cada um contribui com um drama pessoal e iguarias regionais. O sofrimento, tema principal da história, é complementado por lembranças e sabores, em meio a pequenos conflitos entre costumes locais em uma nação que ama suas origens. A partir da Sicília, chegam os capuzelles (cabeças de ovelha assadas e recheadas) e os cannolis; de Bolonha, os molhos saborosos. Tudo é harmonizado com vinho ou limoncello, o licor tradicional de limão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O filme se baseia na Enoteca Maria, restaurante criado em 2007 com a ideia singular de ter avós a cargo da cozinha. Foi um sucesso: gerou reportagens nos Estados Unidos e agora se tornou um longa-metragem. Com o passar do tempo, Joe Scaravella, na vida real, expandiu seus projetos e passou a incluir avós do Sri Lanka, Filipinas, Armênia e Rússia. Com o lançamento do filme, muitas pessoas vão conhecer Staten Island e experimentar, talvez, a tradicional cabeça de ovelha siciliana.
O filme não é excelente. Contudo, agradou-me, considerando que perdi minha mãe recentemente. Nesta semana irei ao supermercado. Na lista de compras, incluirei os ingredientes do prato que ela mais gostava, que sempre preparava para mim e meu pai. Por vezes, afeto, comida e memória se encontram separados apenas no dicionário.
Fonte: Carta Capital