A comunidade religiosa Caminhada propõe que a fé seja um caminho de justiça e mudança social

Irmãos religiosos trabalham em apoio aos necessitados e marginalizados, com base nas Diretrizes da Igreja, no Concílio Vaticano II e nas ações do Papa F…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

São todos que seguem o caminho de Jesus, como nas CEBs, as Comunidades Eclesiais de Base. E, como escreveu o Papa Francisco, o Cristo é aquele “que se fez pobre e se aproximou dos pobres e marginalizados”, também ressaltando a opção pelos mais fragilizados “aqueles que a sociedade descarta e lança fora”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o impulso mais distante do Concílio Vaticano II, nos anos 1960, e mais próximo do papado de Francisco, os Padres da Caminhada são mais de 500 espalhados pelo Brasil. E não apenas padres, mas também freis, diáconos e bispos.

Na presente edição, De Fato recebe o frei Olavio Dotto e o padre Edson Thomassin, que detalham essa trajetória que se baseia na Teologia da Libertação. Abordam também o retrocesso no compromisso social da Igreja Católica sob o papa João Paulo II, o avanço das correntes neopentecostais nas periferias e as lições deixadas por Francisco.

LEIA TAMBÉM!

Os convidados informam que está sendo preparado o lançamento do livro Padres da Caminhada: identidade e missão. O ebook estará disponível para download gratuito no site www.padrejosimo.com.br/loja. A live de lançamento acontecerá no sábado, 9 de agosto, às 10h, através dos canais no Youtube do Instituto Cultural Padre Josimo, do Brasil de Fato RS e redes parceiras.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em colaboração com o SindBancários de Porto Alegre e Região. Semanalmente, um convidado ou uma convidada discutirá os acontecimentos mais relevantes no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno Direção: Marcelo Ferreira Produção: Sara Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar Roteiro: Ayrton Centeno Trilha sonora original: Zé Martins Edição e sonorização: Alexandre Garcia Técnica: Joseph Aresco Arte: Clara Aguiar Voz das vinhetas: Nara Lacerda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile