A Confederação Brasileira de Futebol realiza, no domingo, sua primeira eleição utilizando urna eletrônica
Samir Xaud conta com o suporte de 25 federações estaduais e 10 clubes; 20 associações escolheram não participar.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) promoverá no domingo (25.mai.2025) uma eleição com urna eletrônica pela primeira vez. O processo eleitoral, a partir das 10h30 no Rio, escolherá o novo presidente da entidade. Samir Xaud é candidato único ao cargo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Confederação Brasileira de Futebol é composta por 27 federações estaduais de futebol e 40 clubes, incluindo 20 da Série A e 20 da Série B do Campeonato Brasileiro. A votação ocorrerá de forma presencial, devido ao fato de nenhum clube ter solicitado a opção de voto à distância dentro do prazo determinado.
A votação ocorrerá em duas fases. A primeira determinará o presidente e o vice-presidente. A segunda elegerá os membros do Conselho Fiscal. Mesmo com candidatura única, os eleitores terão a opção de voto nulo.
LEIA TAMBÉM:
● Grupo americano adquire participação majoritária no Real Valladolid, por cerca de 73 milhões de euros
● Entenda os interesses envolvidos na eleição de Samir Xaud na CBF
● Clube Corinthians decide destituir Augusto Melo após denúncias
Fernando Sarney, designado por ordem judicial no Rio de Janeiro, promoveu a eleição na sexta-feira (16 de maio). Ele faz parte da chapa de Xaud como candidato a vice-presidente.
Samir Xaud, com 41 anos, deverá renunciar à presidência da FRF (Federação de Roraima de Futebol), cargo que assumirá após ser confirmado pela CBF, tendo seu mandato com início previsto para 2027. A legislação brasileira impede o exercício simultâneo das duas funções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” obteve o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes. Esse número excede consideravelmente a cláusula de barreira, que exigia o aval de pelo menos 8 federações e 5 clubes para validar uma candidatura.
A lista de candidatos à chapa completa do Samir Xaud apresenta 8 nomes para vice-presidente: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti. Para o Conselho Fiscal, disputam como membros efetivos Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa, além dos suplentes Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
Fonte: Poder 360