A contagem de vítimas fatais da dengue em São Paulo atinge 14
Quinquenta e cinco bairros encontram-se em estado de epidemia, apresentando mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (22), que aumentou para 14 o número de óbitos por dengue na cidade somente no ano em curso. O município possui quase 47 mil casos da doença, conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (21).
O volume de casos já excede o de cada um dos últimos nove anos, com exceção de 2024, ano do surto da doença, em apenas cinco meses. As mortes confirmadas também são superiores aos anos anteriores e só ficam atrás de 2015 e 2024, que registraram 25 e 526 óbitos, respectivamente.
Em São Paulo, 45 bairros encontram-se em estado de epidemia, apresentam mais de 300 casos por 100 mil habitantes, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde. A Zona Sul é uma das mais afetadas, com apenas três dos quinze bairros fora dessa situação.
Leia também:
Atacante pede para deixar o São Paulo em meio a temporada conturbada
Casares confirma: Atacante ignorado por Crespo pede para deixar o São Paulo hoje (16)
Casares é informado sobre saída de estrela do São Paulo para o Grêmio em 2026
A pasta ressaltou que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Cova) realiza monitoramento contínuo da situação epidemiológica da dengue na capital e executa diutamente ações de prevenção e controle da doença.
Em 2025, foram executadas mais de 5,6 milhões de ações, que compreendiam visitas domiciliares, bloqueios de criadouros, nebulizações, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e com drones em áreas de difícil acesso, além de campanhas educativas para conscientização da população.
A prefeita ressaltou que mais de 93 mil imóveis foram inspecionados em operações de combate ao crescimento de favelas e mais de 6.200 localidades receberam pulverização com defensivos.
Quase 700 mortes no estado de São Paulo.
No estado de São Paulo, foram confirmados 699 óbitos por dengue e 500 mortes em investigação, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
São Paulo registra cerca de 770 mil casos prováveis da doença e 1.148 casos de dengue grave, complicação que pode resultar em óbito.
Araraquara e São José do Rio Preto apresentam a maior incidência de casos com mais de 6,2 mil casos para cada 100 mil habitantes.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)