Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A decisão de punir Moraes é um capítulo político, afirma autor da Magnitsky

A decisão de punir Moraes é um capítulo político, afirma autor da Magnitsky

William Browder afirma que a aplicação da lei Magnitsky não se relaciona com violações de direitos humanos.

Por: Redação ZéNewsAi

04/08/2025 9:25

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ativista e investidor britânico William Browder, um dos responsáveis pela aprovação da Lei Magnitsky nos Estados Unidos, afirmou que as sanções aplicadas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) contra o ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) “não têm nada a ver com violação de direitos humanos”.

Em entrevista à Fantástico, veiculada no domingo (3.ago.2025), Browder afirmou que o uso da lei para punir Moraes “tem tudo a ver com acerto de contas político”. Donald Trump declarou que não está satisfeito com este juiz, porque ele está processando seu amigo Jair Bolsonaro.

Durante a entrevista, Browder revisou a Lei Magnitsky, que foi sancionada durante o governo do democrata Barack Obama (2009-2017). A lei recebeu esse nome em homenagem ao advogado Sergei Magnitsky, falecido em 2009, aos 37 anos, após sofrer maus-tratos e condições precárias de alimentação e higiene em uma prisão na Rússia.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Magnitsky foi preso sob a acusação de sonegação fiscal, durante seu trabalho em uma empresa de gestão de investimentos ligada a Browder. O advogado defendeu a empresa contra uma suposta fraude milionária praticada por funcionários do governo russo.

Após ser expulso da Rússia, Browder afirmou ter se dedicado, após a morte de Magnitsky, a aprovar a lei em sua homenagem. “Fui o responsável pela aprovação da Lei Magnitsky nos EUA em 2012, batizada com o nome do meu advogado, Sergei Magnitsky, brutalmente torturado e assassinado em uma prisão por expor corrupção”, disse.

A partir de agora, assumi como missão de vida aprovar uma lei para punir outros corruptos e violadores de direitos humanos, assim como as pessoas que mataram Sergei Magnitsky, completou.

Lei Magnitsky e Moraes

Em 30 de julho, o governo dos EUA anunciou a inclusão de Moraes na Lei Magnitsky. Segundo o texto do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano, o ministro “usou seu cargo para autorizar detenções arbitrárias preventivas e suprimir a liberdade de expressão”. O comunicado cita uma fala do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. “Alexandre de Moraes assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”, declarou.

Bessent afirma que Moraes é responsável por “uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”.

A decisão foi tomada há menos de duas semanas após o Departamento de Estado dos EUA ter revogado o visto de Moraes e familiares, em 18 de julho.

Na sexta-feira (1º de agosto), Moraes declarou que desconsideraria as sanções e criticou brasileiros que, na sua visão, tramam ações externas contra o Brasil. Adicionalmente, manifestou repúdio a pressões por anistia aos condenados do 8 de janeiro de 2023 – os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

O ministro Moraes declarou que o rito processual não será adiado nem prejudicado, e ignorará as sanções que lhe foram impostas, prosseguindo com suas atividades no Plenário e na 1ª Turma, sempre de forma colegiada.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre MoraesCorrupção BrasilWilliam Browder
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!