A decisão de selecionar os Estados Unidos em vez da China é uma escolha pela dignidade humana, afirma Pompeo

Ex-secretário de Trump afirma que o Partido Comunista Chinês e Xi Jinping representam os principais desafios para as democracias ocidentais.

03/07/2025 15h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e ex-diretor da CIA do 1º governo de Donald Trump (Partido Republicano), Mike Pompeo, declarou nesta quinta-feira (4.jul.2025) que o principal desafio comum às democracias ocidentais é o Partido Comunista Chinês e seu líder, Xi Jinping.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando viajo à Europa ou à América Latina, ouço com constância: ‘Mike, essa briga [com a China] é sua [dos EUA], não estamos em posição de escolher entre a China e os EUA’”, disse. “Mas eu digo com todo o respeito: vocês têm de escolher um lado. E não é um lado entre a China e os EUA. É entre democracia liberal, liberdade e tirania”, declarou.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

O ex-secretário de Estado norte-americano analisou a decisão entre China e EUA à luz do posicionamento dos países durante a bipolaridade global da Guerra Fria (1947-1991).

Ao selecionar os Estados Unidos, você está optando por um modelo, um sistema. Você está escolhendo o lado da liberdade, da propriedade privada, da dignidade humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações de Pompeo foram proferidas no 13º Fórum de Lisboa, evento conhecido como “Gilmarpalooza” devido à sua organização pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que atuou como apresentador.

Pompeo proferiu a fala principal de uma mesa sobre transformações geopolíticas e respondeu a perguntas de André Esteves, presidente do Conselho de Administração do banco BTG Pactual.

GILMARPALOOZA

O ministro do STF Gilmar Mendes é o anfitrião do 13º Fórum de Lisboa.

O evento já é uma tradição e recebeu o nome de “Gilmarpalooza”, junção dos nomes do decano e do festival de música Lollapalooza, originado em Chicago (EUA) e cuja versão no Brasil é realizada anualmente em São Paulo, com bandas de diversos países.

As entidades envolvidas na organização do fórum:

O foco do fórum de 2025 é “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.

Aprofunde-se no Fórum de Lisboa no Poder360.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.