Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Sustentabilidade
  3. A devastação de florestas tropicais alcança níveis recordes em 2024, acompanhada de deterioração significativa no Brasil

A devastação de florestas tropicais alcança níveis recordes em 2024, acompanhada de deterioração significativa no Brasil

Os incêndios de 2024 causaram danos que representaram cerca de 50% da destruição de áreas florestais no país.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 6:37

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A devastação das florestas tropicais intocadas no mundo registrou um pico em 2024, em relação aos últimos 20 anos, com uma deterioração acentuada no Brasil e na Bolívia, onde se concentra dois terços da área perdida, conforme um estudo publicado nesta quarta-feira, 21.

O relatório publicado pela Global Forest Watch em parceria com a Universidade de Maryland atribui o declínio em grande parte aos incêndios, que se tornaram mais intensos e violentos em razão das mudanças climáticas.

Em 2023, o planeta perdeu 67.000 quilômetros quadrados de florestas tropicais primárias, o que corresponde a aproximadamente a área do Panamá.

Leia também:

Criadouro em Curaçá Colabora com Investigação Sobre Circovírus em Ararinhas

Criadouro em Curaçá Colabora com Investigação Sobre Circovírus em Ararinhas

MapBiomas Atmosfera: Aumento da Temperatura em Biomas Brasileiros Alerta Tendências Climáticas

MapBiomas Atmosfera: Aumento da Temperatura em Biomas Brasileiros Alerta Tendências Climáticas

Inpe registra queda histórica no desmatamento em unidades de conservação

Inpe registra queda histórica no desmatamento em unidades de conservação

O número, que registra um aumento de 80% em relação a 2023, corresponde a “perda de 18 campos de futebol por minuto”, afirmou Elizabeth Goldman, pesquisadora do Global Forest Watch.

No Brasil, houve perdas de 2,8 milhões de hectares (28.000 quilômetros quadrados) e na Bolívia de 1,5 milhão de hectares (15.000 quilômetros quadrados).

Goldman declarou que este nível de desmatamento florestal não possui precedentes em mais de 20 anos de dados. Acrescentou que é um alerta vermelho em nível global.

Os incêndios são responsáveis por quase metade das destruições, o que implica que, pela primeira vez, o fogo ultrapassa a agricultura como principal causa de perdas em florestas.

Esses ecossistemas apresentam as maiores concentrações de biodiversidade e são os ambientes mais ameaçados do planeta. Seu papel é fundamental na absorção de CO2, o principal responsável pelo aumento das temperaturas.

A destruição acumulada em 2024 equivaleu a 3,1 bilhões de toneladas de CO2 liberadas na atmosfera, um valor superior às emissões associadas ao setor energético na Índia.

O país enfrenta dificuldades econômicas e políticas.

Os incêndios foram favorecidos por condições extremas que os tornaram mais intensos e difícil de controlar, afirmam os autores da pesquisa.

Devido às mudanças climáticas, causadas pela queima em larga escala de combustíveis fósseis e ao fenômeno climático El Niño, o ano de 2024 registrou a maior temperatura já observada no planeta.

O incêndio pode ser de origem natural, porém a grande maioria dos casos foi causada por ações humanas para remover áreas de vegetação.

A derrubada de vegetação para a expansão da agropecuária, historicamente a principal razão da destruição, ocupa a segunda posição, porém continua sendo um fator relevante.

No Brasil, dois terços dos 2,8 milhões de hectares foram perdidos devido a incêndios, frequentemente utilizados para preparar áreas para o plantio de soja ou para atividades pecuárias.

Em 2023, o Brasil alcançou avanços notáveis na diminuição da destruição de sua floresta, no primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Entretanto, o progresso é ameaçado pela expansão da agricultura”, declarou Sarah Carter, pesquisadora do World Resources Institute (WRI), com sede em Washington.

A Amazônia brasileira sofreu o maior nível de destruição desde 2016.

Os dados divergem da medição realizada pela rede de monitoramento brasileira MapBiomas, que na semana passada apontou uma redução significativa do desmatamento em 2024.

A proteção das florestas é um tema central na agenda da COP30 da ONU, que o Brasil receberá em novembro na cidade de Belém.

Novas ameaças

Em 2024, a Bolívia ocupa a segunda posição entre os países com a maior área de florestas tropicais devastadas, um terço superior ao registrado em 2023.

Ademais, essa reversão é explicada por grandes incêndios frequentemente provocados para destinar a terra a explorações agrícolas industriais, conforme o relatório.

Em outras regiões do planeta, a evolução é desigual: avanços em países como Indonésia ou Malásia, mas retrocesso significativo no Congo ou na República Democrática do Congo.

Historicamente, a pressão sobre esses ecossistemas responde à exploração de quatro produtos, denominados “big four”: óleo de palma, soja, carne bovina e madeira.

O progresso positivo em certos setores, como o da soja, acompanha o surgimento de novos desafios, como os abacates no México ou o café e o cacau.

Rod Taylor, diretor do programa de florestas do WRI, ressaltou que as causas do desmatamento não são sempre uniformes.

Observa-se um novo fenômeno relacionado à indústria da mineração e aos metais críticos, alertou, ao solicitar uma estratégia global para lidar com o problema.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Amazôniabiodiversidade ameaçadaCOP30desmatamento Brasilflorestas tropicais
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Maria Deusdete: Bombeiros e Família Intensificam Busca Desesperada em SP!

19/01/2026 10:40 | 1 min de leitura

● Chuvas Devastadoras no SP e MG: Crise Humanitária e Alerta Máximo!

19/01/2026 11:52 | 1 min de leitura

● Damon e Affleck chocam Hollywood: "Cultura do Cancelamento" é um "instinto de sexta série"!

19/01/2026 10:48 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Tarcísio Busca Reeleição e Quem Mais Pode Ser Governador de SP!

19/01/2026 11:53 | 2 min de leitura

● Paes anuncia pré-campanha ousada para governador em 2026 e muda o jogo no Rio!

19/01/2026 12:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!