Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A do Val afirma que direitos não são “escudo” para ilegalidades

A do Val afirma que direitos não são “escudo” para ilegalidades

O ministro teve a liberdade restrita com a imposição de tornozeleira e bloqueio de ativos em relação a Marcos do Val devido ao descumprimento de decisõe…

Por: Redação ZéNewsAi

04/08/2025 12:13

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou que os direitos e garantias fundamentais “não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”, ao determinar novas medidas cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O parlamentar foi investigado pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (4.ago.2025) após, em julho passado, ter desobedecido uma ordem do Supremo e ter se deslocado para os Estados Unidos.

Formulário de cadastro

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Os direitos e garantias fundamentais não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas, tampoco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito, disse Moras. Eis a íntegra da decisão (139 kB).

A ordem foi emitida em 24 de julho de 2025, após o parlamentar descumprir restrições precedentes no âmbito da investigação que apura sua possível participação na obstrução de apurações da Polícia Federal e no incitamento de crimes contra delegados e ministros do Judiciário.

Entre as novas determinações, Moraes ordenou:

O ministro Moraes afirmou que houve um “absoluto desrespeito às medidas cautelares impostas por esta Suprema Corte”. Ele declarou que o senador “deliberadamente, descumpriu” as ordens e “claramente burlou as medidas cautelares impostas”.

A decisão também aponta que o senador esteve nos Estados Unidos após ter um pedido de viagem negado. A Polícia Federal informou que ele embarcou para Miami no dia 23 de julho utilizando o passaporte diplomático. Para Moraes, “a conduta do investigado demonstra uma absoluta afronta à determinação do Poder Judiciário”.

O ministro enfatizou a seriedade dos acontecimentos sob investigação. Na decisão, o senador teria participado de uma “campanha de ataque institucional” contra o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal, divulgando informações de contato de membros e fazendo ameaças a agentes.

Em caso de novo descumprimento das medidas, a Suprema Corte ordenou a prisão do senador.

Acusações contra do valor

Marcos do Val é investigado por obstrução de Justiça após divulgar fotos do delegado da PF Fábio Schor, responsável por investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em agosto de 2024, o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a apreensão de seu passaporte e o bloqueio de suas contas nas redes sociais. Na ocasião, a PF não localizou o documento do senador. Em fevereiro deste ano, a 1ª Turma do STF rejeitou, por unanimidade, um recurso da defesa e manteve o bloqueio do passaporte.

Em 24 de julho, Do Val realizou uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, informando que estava com a família na Disney. O senador exibiu a capa e o interior de um passaporte diplomático, além das capas de um passaporte civil brasileiro, um passaporte português e dois passaportes norte-americanos.

Ele afirmou que, ao serem os agentes da PF a apreender seu passaporte diplomático em sua residência, ele se recusou a entregá-lo. “Se eu estou exercendo [como senador], eu até poderia ter cometido um crime, mas não fui julgado e condenado. Ou seja, a lei me garante ainda ter um passaporte”, declarou.

Investigações da Polícia Federal apontam que Do Val foi influenciado a alterar suas declarações acerca da participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe.

A investigação teve acesso a mensagens entre o senador e ex-deputado cassado Daniel Silveira que apontam para a tentativa de coagir Do Val a registrar Moraes admitindo uma infração à Constituição.

Em entrevista à revista Veja em fevereiro de 2022, o senador afirmou que, em dezembro de 2022, Bolsonaro teria permanecido em silêncio enquanto Silveira detalhava o funcionamento da operação de arapongagem contra Moraes.

Ele afirmou que, ao solicitar tempo a Silveira e ao então presidente, para ponderar a “missão”, Bolsonaro teria respondido: “Está bem. Nós aguardamos”.

A entrevista foi divulgada no momento em que Do Val publicou relato à PF. Em 1º de fevereiro de 2023, ele alegou que Bolsonaro tentou coagí-lo a participar de um golpe de Estado após a derrota nas eleições contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um dia depois, em 2 de fevereiro, ele se retratou e não atribuiu responsabilidade ao ex-presidente na suposta tentativa.

A defesa argumenta que

A assessoria de imprensa do senador declarou que ele “não é réu ou foi condenado em qualquer processo”, ressaltando que as medidas “prejudicam o exercício pleno de seu mandato”.

A defesa do parlamentar acompanha de perto o caso e adotará as medidas jurídicas cabíveis para assegurar o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato.

Aqui está a íntegra da nota:

Brasília, 4 de agosto de 2025

O Gabinete do senador Marcos Do Val comunicou que, ao retornar ao Brasil após uma viagem com sua família aos Estados Unidos, o parlamentar obedeceu a uma determinação judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e passou a ser monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica.

Ademais, foi determinado o recolhimento domiciliar do senador no período noturno, das 19h às 6h, de segunda a sexta-feira, e integral nos finais de semana, feriados e dias de folga. Também foi determinado o cancelamento e a devolução do passaporte diplomático do senador, a proibição da utilização de qualquer rede social por intermédio de terceiros e o bloqueio da verba de gabinete de Marcos do Val.

É necessário esclarecer que o senador Marcos Do Val não é réu nem foi condenado em nenhum processo. As medidas impostas impedem o exercício pleno de seu mandato.

A defesa do parlamentar acompanha de perto o caso e adotará as medidas jurídicas cabíveis para assegurar o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato.

O senador Marcos Do Val mantém sua confiança nas instituições democráticas e no processo legal, e reafirma seu compromisso com a verdade, a transparência e sua atuação como representante do povo capixaba.

Com os melhores cumprimentos, Assessoria de Imprensa do Gabinete do senador Marcos Do Val“.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre de MoraesInvestigações Polícia FederaisMarcos do Val
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Lula Veta PL da Dosimetria: Congresso em Crise e Acusações de Vingança!

08/01/2026 12:59 | 2 min de leitura

● Cimento Apodi Revoluciona Carnaúba, Transformando Resíduos em Energia Renovável!

08/01/2026 16:18 | 1 min de leitura

● Lewandowski Surpreende: Renúncia ao Cargo de Chefe da Justiça em 2026!

08/01/2026 13:08 | 1 min de leitura

● FedEx Revoluciona Atuação no Brasil: Mudança Estratégica em 2026!

08/01/2026 16:21 | 2 min de leitura

● ChatGPT Health: OpenAI Revoluciona Saúde com IA, Segurança e Validação Clínica!

08/01/2026 13:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!