A dois meses do recesso, governo não registra avanços na agenda principal
Os projetos apresentados por Fernando Haddad não obtiveram grande adesão ou apoio no Congresso.

Após três meses e meio do início das sessões em 2025, o Congresso não finalizou a votação de projetos da pauta prioritária do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
As propostas ficaram paralisadas após terem sido retomadas em fevereiro, com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB) assumindo a liderança do Senado e da Câmara.
Leia também:

Cabo Gilberto é alvo de investigação, e a oposição questiona o indiciamento

Jaques Wagner anuncia que concorreria à eleição para o Senado em 2026

O presidente Lula defende a necessidade de regulamentação das redes sociais por meio do Congresso Nacional
Na Câmara, o projeto que propõe ampliar o limite de isenção do Imposto de Renda até R$ 5.000 foi encaminhado para análise de uma comissão especial, sendo Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, o relator.
Esta semana iniciarão as reuniões para debate. Não há, contudo, previsão para votação. Na segunda-feira (19.mai), a comissão especial sobre as mudanças faz a primeira reunião após a instalação. Deputados e especialistas discutirão os impactos causados pelo PL 1.087 de 2025.
O Senado está avançando de forma gradual em duas propostas apresentadas pela equipe econômica: a segunda etapa da regulamentação da reforma tributária e a restrição de supersalários de servidores públicos.
Os dois projetos estão na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado. A proposta do governo era de progredir no primeiro semestre, ainda esperando o parecer.
O Senado e a Câmara iniciam o recesso oficialmente em 18 de julho, em 62 dias.
Outras normas.
A Câmara também tem adiado projetos defendidos pela oposição ao governo. Dentre eles, está o referente à anistia de presos relacionados ao 8 de Janeiro, que tramita na Câmara, e o projeto de emenda à Constituição que concede autonomia orçamentária ao Banco Central.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)