A eleição na CBF irá confrontar Gilmar Mendes com os clubes da Série A

O ministro do STF deve apoiar Samir Xaud; 16 clubes estão com Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista.

17/05/2025 15h59

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
STF - Audiencia Publica sobre a criacão dce novos curso de medicina no país. | Sérgio Lima/Poder360 17.out.2022

A eleição para a presidência da CBF, prevista para 26 de maio de 2025, gerou um possível conflito entre o ministro do STF, Gilmar Mendes, e os clubes da Série A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto Mendes mobiliza o apoio à candidatura de Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Futebol do Roraima, os principais clubes do país divulgaram neste sábado (17 de maio de 2025) uma nota conjunta em apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Apenas quatro clubes da série A não assinaram.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

Após a decisão judicial que removeu Ednaldo Rodrigues da gestão da entidade, o conflito se abriu. Fernando Sarney, indicado como interventor judicial, assumiu a responsabilidade por conduzir o processo eleitoral, definindo um período de registro de candidaturas entre 18 e 20 de maio. A cerimônia de posse do novo presidente ocorrerá no dia seguinte à eleição, com o mandato válido até 24 de maio de 2029.

Samir Xaud tem o respaldo de 19 dos 27 estados membros e do próprio interventor. Segundo informações do O Globo, seu nome foi indicado por Gilmar Mendes como alternativa às lideranças das federações. Mendes é o relator no STF da ação que questiona o afastamento de Ednaldo Rodrigues. Apesar disso, há expectativa de que a Corte não reverta a decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A participação do ministro no processo eleitoral da CBF ganhou destaque após ele conceder liminar, em janeiro de 2024, que restabelecia Ednaldo no cargo – medida que depois foi revogada. Em entrevista ao UOL, Mendes negou conflitos de interesse, mesmo após ter surgido a existência de contrato entre a CBF e o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), do qual é sócio.

Apesar do apoio majoritário entre as federações, Xaud enfrenta resistência dos clubes da elite do futebol. No sábado (17.mai.2025), 32 agremiações das Séries A e B —incluindo representantes dos blocos Libra e Liga Forte União— realizaram uma reunião virtual e divulgaram nota oficializando apoio a Reinaldo Carneiro Bastos.

A Libra e a LFU são dois grupos de clubes brasileiros que buscam negociar coletivamente os direitos de transmissão e outras receitas comerciais do futebol nacional, sobretudo com a criação de uma liga independente para organizar o Campeonato Brasileiro.

A divisão emergiu em 2022, em razão de discordâncias acerca dos critérios de distribuição de receitas entre os clubes. A Libra propõe um modelo com maior peso para critérios de audiência e desempenho, enquanto a LFU almeja uma distribuição mais equilibrada entre todos os participantes.

A Libra inclui clubes como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Bahia. Já a LFU reúne equipes como Corinthians, Internacional, Fluminense, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Athletico Paranaense, Fortaleza e Coritiba, além de diversos clubes das Séries B e C.

A diretoria afirma não ter sido consultada na construção da chapa de Xaud e critica a ausência de diácom os clubes.

Para a eleição, as candidaturas devem obter o apoio mínimo de oito confederações e cinco clubes com direito a voto. O colégio eleitoral é formado por 27 federações estaduais, com votos que possuem peso 3, 20 clubes da Série A (peso 2) e 20 clubes da Série B (peso 1).

Xaud solicitou, por meio de ofício, o adiamento da eleição para o dia 26, que coincide com a data da apresentação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O pedido está em análise do interventor.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.