A Embraer projeta que existam 30 mil “carros voadores” até o ano de 2045
A Eve Air Mobility projeta um mercado de 280 bilhões de dólares e o deslocamento de 3 bilhões de passageiros.

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que possui ações negociadas na Bolsa de Nova York, anunciou em 15 de junho de 2025 seu primeiro estudo de Perspectivas de Mercado Global para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estimativa aponta para uma frota mundial de 30 mil unidades desses veículos até 2045, com capacidade de transportar três bilhões de passageiros.
O relatório oferece análises sobre as tendências de crescimento e a demanda no setor de mobilidade aérea urbana. A organização considera os veículos conhecidos como “carros voadores” como uma solução para os problemas de mobilidade nas cidades.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Para a elaboração do estudo, a Eve utilizou dados de 1.800 cidades provenientes do banco World Urbanization Prospects da ONU. A empresa também considerou informações de aproximadamente 1.000 aeroportos e mais de 27.000 helicópteros civis em operação.
O documento referencia o Relatório sobre Cidades do Mundo da ONU de 2022. Este relatório indica que, até 2035, mais de 800 cidades apresentarão população superior a um milhão de habitantes, correspondendo a mais de 2,5 bilhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, a perda de tempo anual causada por congestionamentos foi de 234 horas em Bengaluru, 226 horas em Londres, 222 horas em São Paulo, 196 horas em Nova York e 112 horas em Joanesburgo.
A Eve exibirá um protótipo em tamanho real de sua aeronave no Salão Aeronáutico Paris 2025. O modelo apresentará inovações, incluindo um novo design de cabine e hélices de quatro pás. A aeronave estará disponível para visualização no pavilhão da Embraer durante o evento.
Em relação às perspectivas regionais, a empresa antecipa forte expansão na Ásia-Pacífico e cenário promissor na América do Norte. A Eve projeta crescimento gradual na Europa e um papel crucial dos VTOLs na América Latina.
O Oriente Médio pode representar um mercado promissor devido ao investimento em inovação. Na África, esse potencial está associado à superação de limitações de infraestrutura.
Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, declara: “A publicação deste estudo reforça o entusiasmo e o dinamismo que temos vivenciado com clientes e parceiros institucionais em todo o mundo”. Ele complementa que “A demanda é robusta e representa o início de uma transformação profunda na maneira como as pessoas se deslocam e vivem nos grandes centros urbanos”.
A Eve Air Mobility se dedica ao desenvolvimento de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical. A empresa está listada na NYSE desde maio de 2022 e opera como subsidiária da Embraer.
Fonte por: Poder 360