A empresa que desenvolveu o ChatGPT demitiu o CEO alegando que ele ‘não foi honesto’
O conselho da OpenAI afirmou que o antigo CEO não foi honesto. Vamos ver quem será o próximo CEO.

No comunicado divulgado hoje, o conselho da OpenAI informou que Sam Altman não é mais o CEO da empresa. Além disso, ele também não fará mais parte do conselho da instituição. A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos responsável pela criação do ChatGPT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado oficial, os diretores da OpenAI disseram que Sam Altman não era “consistentemente sincero em suas comunicações”, o que dificultava “a capacidade de exercer responsabilidades”.
“O conselho não confia mais na capacidade dele para continuar liderando o OpenAI”, afirma uma parte do texto.
LEIA TAMBÉM:
● Reflexões após as semanas de Ação Climática em Bonn e Londres
● Análise: Trump solicita a união dos republicanos para votação na Câmara
● O governo estabeleceu um imposto sobre a importação de veículos elétricos e híbridos
No relatório da empresa, agradecemos a contribuição do Altman e reconhecemos sua importância no crescimento da organização. No entanto, os diretores entendem que é necessário um novo líder neste momento.
Na semana passada, o antigo CEO da OpenAI se tornou notícia por criticar o Grok, um chatbot do Twitter. Em sua conta pessoal, ele postou uma imagem dizendo que o concorrente tem um “humor embaraçoso e ultrapassado.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é a nova CEO da OpenAI?
Mira Murati tornou-se a nova CEO interina da OpenAI. Anteriormente, ela ocupava o cargo de diretora de tecnologia da empresa.
No site da OpenAI, está escrito que Murati é qualificada para o cargo, porque ela é líder do departamento responsável pela pesquisa, produto e segurança da empresa proprietária do ChatGPT.
Mira Murati é engenheira e de origem albanesa.
“Membro da equipe de liderança da OpenAI há cinco anos, Mira tem desempenhado um papel crítico na evolução da OpenAI para um líder global de IA. Ela traz um conjunto de habilidades únicas, entendendo os valores, operações e negócios da empresa”, diz trecho do texto.
“Dada a sua longa permanência e o envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo sua experiência em governança e política de IA, o conselho acredita que ela é excepcionalmente qualificada para o cargo e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma busca formal por um CEO permanente”, reitera o conselho da OpenAI.