A energia elétrica está sendo parcialmente restabelecida em algumas cidades de Portugal e Espanha, após o apagão generalizado que impactou diversos países da Europa. O governo português informou, em comunicado oficial divulgado nas redes sociais na tarde de terça-feira (28/4), que a retomada do fornecimento está ocorrendo progressivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operadora de energia espanhola, Red Eléctrica, declarou que 48% da demanda de energia já foi recuperada no país. Em cidades como Barcelona, a energia já foi restabelecida. A empresa estima que o restabelecimento completo pode levar de 6 a 10 horas.
Em Lisboa e Braga, a energia elétrica foi retomada por volta das 21h (horário local).
LEIA TAMBÉM!
A Proteção Civil informou a população que a recuperação da energia elétrica está em andamento e pediu calma para assegurar os serviços essenciais e a normalização da situação.
O que se sabe até agora
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversou com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e assegurou que a União Europeia oferecerá suporte ao país no processo de recuperação da rede elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação
As autoridades seguem trabalhando para restabelecer o abastecimento de energia e apurar os motivos do ocorrido. Espera-se que a normalização seja alcançada nas próximas horas. As autoridades espanholas e portuguesas estão investigando as causas do apagão.
Fonte: Metrópoles