A Epic Games acredita que Fortnite poderá retornar à plataforma iOS na próxima semana
Fortnite pode retornar à App Store após decisão favorável na justiça.

Após uma extensa disputa entre a Epic Games e a Apple, Fortnite pode estar pronto para retornar oficialmente a dispositivos iOS em todo o mundo. A decisão ocorre em razão das ações da juíza Yvonne Gonzalez Rogers, que considerou que a fabricante do iPhone agiu de má-fé em relação a decisões anteriores do tribunal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A juíza declarou que a Apple tem violado, há anos, uma decisão de 2021 que a impedia de bloquear o uso de métodos de pagamento externos em sua loja. A empresa passou a oferecer links para soluções externas – que se apresentam de forma dissimulada –, e também passou a cobrar uma taxa de 27% dos consumidores que as utilizassem.
Gonzalez Rogers afirma que a empresa agiu de má fé, tendo tomado as piores decisões possíveis e, por isso, pode ser investigada criminalmente. Diante da proibição da cobrança de qualquer taxa, a Epic Games anunciou que Fortnite voltará em breve ao iOS através do launcher da Epic Games Store.
LEIA TAMBÉM:
● Hades 2: Patch 10 foi lançado e pode ser o último antes do lançamento 1.0
● Phil Spencer estava continuamente jogando o MMO da ZeniMax que cancelou recentemente
● Anthem recebe data para encerramento de servidores
Criadora de Fortnite considera decisão como grande vitória.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, manifestou sua celebração em relação à decisão da juíza, afirmando que ela marca o encerramento das taxas de 15% a 30% cobradas pela Apple de desenvolvedores há anos, sem comprovar sua adequação aos serviços oferecidos.
Adicionalmente, declarou que estaria satisfeito se a Apple cessasse as tarifas referentes a soluções de pagamentos externas em todos os mercados em que atua. Ele assegura que, com isso, sua empresa extinguiria todos os processos em andamento e deixaria de entrar com ações contra a fabricante do iPhone nos tribunais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fortnite permanece disponível no iOS desde 2020, período em que a Epic Games buscou vender conteúdos utilizando métodos de pagamento externos. Sweeney relata que, apesar da suspensão da conta de desenvolvedor, a empresa ainda pode submeter o jogo para avaliação na App Store, prática já utilizada anteriormente.
“Precisamos observar o que a Apple fará”, declarou Sweeney. “A Apple pode rejeitar de forma arbitrária a Epic da App Store, mesmo que estejamos seguindo as regras. No entanto, você sabe que eles terão que lidar com as diversas consequências disso.” Em janeiro deste ano, o executivo afirmou que nunca desistiria de sua disputa contra a empresa rival e que possui recursos financeiros para se dedicar a essa causa por décadas.
A temporada Star Wars em Fortnite permitirá que você voe com a X-Wing e utilize sabres de luz.
Fonte: Adrenaline