A espécie de ave, que estava quase extinta, se reproduziu na natureza após 37 anos

A meta dos biós é incrementar a população de pares reprodutores do martim-pescador e retornar a espécie ao seu ambiente natural.

24/04/2025 13h44

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O martim-pescador de Guam, considerado extinto na década de 1980, é uma espécie rara nativa da ilha de Guam, no Oceano Pacífico. Devido à introdução da cobra-marrom-arborícola, um predador invasor em seu habitat natural, o animal desapareceu da natureza e só sobreviveu em cativeiro. Contudo, biós conseguiram reintroduzir o pássaro com sucesso no Atol de Palmyra, arquipélago dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da chegada das cobras, as aves prosperavam em Guam. Devido à falta de proteção contra o predador, elas foram extintas rapidamente. Felizmente, antes da extinção completa, especialistas capturaram 28 indivíduos do martim-pescador, que sobreviveram em cativeiro.

Em setembro de 2024, nove aves foram reintroduzidas na natureza, com cinco machos e quatro fêmeas, no Atol de Palmyra, uma área protegida distante de cobras invasoras. Em março deste ano, a equipe responsável pela reintrodução do martim-pescador encontrou um ninho com um ovo após 37 anos sem reprodução da espécie na natureza.

As aves foram criadas em cativeiro até o ano passado. Agora, elas estão até botando ovos por conta própria. É um avanço incrível, afirmou o participante do projeto de reintrodução do martim-pescador e bióMartin Kastner, da Nature Conservancy e da Sociedade Zoológica de Londres, em entrevista à Rádio Pública de Guam.

LEIA TAMBÉM:

Os biós monitoram a evolução do martim-pescador de Guam em seu habitat natural. Kastner e sua equipe buscam incrementar o número de casais reprodutores e, em seguida, reintroduzir a espécie em Guam. Contudo, essa etapa requer planejamento cuidadoso, dependendo da redução da população de cobras no local.

O martim-pescador de Guam apresenta características distintas, incluindo tamanho médio, plumagem predominantemente marrom-acinzentada, bico curto e forte, e adaptações específicas para a caça de peixes.

O martim-pescador de Guam é um pássaro com cauda azul e bico forte. As penas do animal são predominantemente marrons, contudo as fêmeas apresentam pelagem branca no peito. Anteriormente, os nativos denominavam o pássaro de sihek.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de sua aparência inofensiva, as aves exibem um comportamento territorial agressivo. A dieta dos pássaros consiste na captura de pequenos animais, incluindo aranhas, lagartos e besouros.

Acompanhe a linha editorial de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do assunto!

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.