A extradição de Carla Zambelli: entenda os passos que levaram à sua detenção
Investigações relacionadas à operação de extradição de Zambelli revelaram ao titular desta coluna os detalhes dos 55 dias que antecederam a prisão da pa…

Informações provenientes de fontes vinculadas à operação de extradição de Zambelli revelaram ao titular desta coluna os detalhes dos 55 dias que antecederam a prisão da parlamentar brasileira. Em 11 de junho, o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu do Supremo Tribunal Federal a documentação com o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli Salgado de Oliveira (PL-SP).
Com os documentos em mãos, o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), do MJSP, verificou a conformidade do pedido com o Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Itália. Essa etapa também revelou que, para prosseguir com o processo, a pasta encaminhou o pedido de extradição ao Ministério das Relações Exteriores, que o remeteu prontamente à chancelaria italiana pela via diplomática.
Já na Itália, cabe à chancelaria mandar o caso à autoridade principal, como o Ministério da Justiça da Itália. Na sequência, o pedido é encaminhado ao tribunal competente para julgar o caso, que decidirá sobre eventual prisão para fins de extradição. Uma vez julgado procedente o pedido de extradição, as autoridades italianas deliberarão sobre a entrega da extradianda.
Leia também:

CCJ aprova Cadastro Nacional de Invasores de Propriedade com proposta de Nogueira

Capitão Alden propõe “Polícia Municipal” com foco em policiamento comunitário

Messias Donato propõe diretrizes para doação de bens da União a governos estrangeiros
Zambelli foi presa nesta terça-feira (29). A deputada foi localizada após um deputado italiano informar o endereço à polícia.
Ela se exilou na Itália após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Anteriormente, esteve nos Estados Unidos.
O deputado italiano Angelo Bonelli relatou em sua conta no X que ele informou à polícia italiana o endereço de Zambelli. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneceu o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)