A Fiat Titano se muda para um novo endereço, recebendo a mudança esperada pelos clientes
SUV compacto recebe atualização com motor mais potente e melhorias no sistema de segurança.

A primeira picapet média da Fiat no mercado nacional trocou de local de produção. A Stellantis iniciou a produção em série da Titano em sua fábrica de Córdoba, na Argentina. Até então, o veículo era montado pela Nordex, no Uruguai. De acordo com a empresa, o objetivo é modernizar a Fiat Titano e expandir sua presença em novos mercados. Além da mudança de “maternidade”, a picape receberá novidades muito esperadas pelos clientes.
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A informação foi divulgada em coletiva de imprensa com o diretor-presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano. O executivo assegurou o desenvolvimento do modelo Fiat Titano e anunciou que a unidade na Argentina fabricará outro caminhão, sem impactar a produção da empresa nos estados de Minas Gerais e Pernambuco. O novo veículo argentino estará disponível em breve no mercado brasileiro.
O principal ponto é o motor: a Fiat Titano 2026 utiliza o propulsor 2.2 Multijet turbodiesel, o mesmo que já equipa os modelos Toro e Rampage no Brasil. Nas picapes vendidas por aqui, esse motor oferece 200 cv de potência e 450 Nm, e a expectativa é que esses números se mantenham na Titano fabricada em Córdoba. Esse novo motor representa um aumento de 20 cv e 50 Nm em relação ao antigo 2.2 turbodiesel utilizado até então pela picape.
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O motor Multijet continuará sendo importado da Itália, mas a Stellantis já confirmou que iniciará a fabricação local do propulsor na Argentina a partir de 2027. Conforme o executivo, Córdoba será um polo regional especializado na produção de picapes. Atualmente, além da Fiat Titan, a unidade também é responsável pela fabricação do sedan Fiat Cronos.
Além da motorização, a Titano receberá novidades na suspensão e segurança. A picapet deverá oferecer pacote ADAS (sigla para Advanced Driver Assistance Systems) em suas versões mais completas. Recursos como frenagem automática de emergência e assistente de manutenção de faixa, já presentes em concorrentes como Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10, devem integrar a lista de equipamentos.
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Ademais, a estética do veículo deve manter-se a mesma na atual Titano. Originária do modelo chinês Changan Hunter, a picapet com a marca italiana ainda não possui segunda geração, enquanto o “irmão gêmeo” já evoluiu para um novo visual e incorporou mais tecnologia. Com a alteração da fábrica, é provável que a Titano argentina ganhe novidades no futuro.
Fiat, Citroën e Peugeot decidem lançar o mesmo veículo em conjunto.
Fonte: CNN Brasil