A Fifa implementará preços variáveis para bilhetes da Copa de 2026

O sistema apresentará valores distintos de acordo com a procura e será implementado para milhões de bilhetes a partir do terceiro trimestre de 2025. Leia no Poder360.

24/05/2025 15h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Fifa implementará um sistema de preços dinâmicos para a venda de ingressos da Copa do Mundo de 2026, que será nos Estados Unidos, México e Canadá, conforme informações divulgadas pelo Times na quarta-feira (21.mai.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A entidade máxima do futebol mundial empregará essa estratégia, com valores que variam de acordo com a procura, para os milhões de ingressos a serem disponibilizados ao público a partir do terceiro trimestre de 2025.

A metodologia de precificação dinâmica determina que os valores se elevam em períodos de maior demanda por um evento específico. As distribuições de ingressos destinadas aos países envolvidos na Copa, direcionadas a clubes de torcedores oficiais, não utilizarão esse sistema de precificação.

LEIA TAMBÉM:

A Fifa pretende aumentar a receita através da venda de ingressos para o campeonato mundial. Todo o valor obtido com a comercialização de entradas será destinado à entidade, e não aos estádios ou organizadores locais.

A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre os Estados Unidos, México e Canadá. Estão previstos para serem vendidos aproximadamente 6,5 milhões de ingressos para as 104 partidas que contaram com a participação de 48 seleções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estratégia de preços dinâmicos impactará sobretudo os torcedores frequentes que buscam assistir aos jogos da Copa. O sistema poderá gerar valores mais elevados, tornando o acesso mais difícil para torcedores com menor poder de compra.

A organização já utiliza o sistema de preços dinâmicos para a Copa do Mundo de Clubes de 2025, que ocorrerá nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de julho.

Nos Estados Unidos, eventos esportivos de grande porte, como o Super Bowl, seguem esse modelo de precificação. Em 2025, o preço médio dos ingressos para a final do campeonato da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) foi de US$ 6.900. Em 2024, o valor médio atingiu US$ 8.000.

Não foi determinado se a mesma estratégia será utilizada para os jogos que ocorrerão no México e no Canadá, países que também receberão jogos da Copa do Mundo de 2026.

A Fifa não confirmou os planos de venda de ingressos para a Copa do Mundo. Um porta-voz da entidade informou ao Times: “As vendas de ingressos para a Copa do Mundo da Fifa 2026 devem começar no 3º trimestre de 2025 pelo site da Fifa. Mais detalhes serão divulgados oportunamente.”

O sistema de preços dinâmicos tem recebido críticas. Ronan Evain, diretor-executivo da FSE (Football Supporters Europe), declarou ao Times que “preços dinâmicos não pertencem ao futebol porque são uma exploração da lealdade dos torcedores”.

Já observamos isso na Copa do Mundo de Clubes e seria um desastre para a Fifa utilizá-lo na Copa do Mundo. Já será um campeonato muito dispendioso para os torcedores. A Fifa não necessita do lucro adicional e deveria manter os custos que pode controlar no nível mais baixo, sem tentar obter ganhos com preços elevados de bilhetes. A UE já está analisando o sistema… e várias tentativas de introduzi-lo no futebol.

Fonte: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.